Chia – benefícios e como utilizar

Bom dia!!

Vamos falar hoje sobre chia?

As sementes de chia são ricas em antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, selênio, potássio e magnésio. Boa fonte de proteínas (cerca de 16g/100g), apresentando todos os aminoácidos essenciais, e de fibras solúveis e insolúveis.

A chia é considerada uma das melhores fontes de ômega 3 e 6.

Histórico:

Chia é uma semente cultivada há anos no México, conhecida por fornecer força e resistência aos atletas, através do equilíbrio de macronutrientes, fibras e ômega 3 de origem vegetal. O perfil de aminoácidos (isoleucina, leucina, valina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano) da semente de chia permite que ela seja uma boa opção como fonte protéica. Parecem sementes de papoula, mas são sementes de chia (Salvia hispanica L.), sementes pequeninas pretas, brancas ou acinzentadas, considerado por muitos especialistas em nutrição um super alimento da natureza.

Encontrada em países como o México, Argentina, Bolívia, Guatemala, Peru e Colômbia.

Durante muitos séculos, as sementes de chia foram um componente importante da alimentação dos aztecas e maias. No México, costuma dizer-se que uma colher de sementes de chia é o suficiente para sustentar uma pessoa durante um dia. O valor desta semente é tal que chegara a ser usada pelos aztecas como moeda de troca.

Palavra maia que significa “força”, por isso estas sementes, cultivadas por pelo menos desde 2600 a.C, são hoje consideradas um super alimento.

Indicações:

Fonte riquíssima de ômega 3 – proteção ao coração e ao cérebro. A ingestão de alimentos ricos em ômega 3 é muito importante para, por exemplo, prevenir problemas cardiovasculares, estados depressivos e diminuir triglicerídeos.

As sementes de chia pertencem, tal como as de linhaça, às sementes mucilaginosas, isto é, formam um gel pectinoso incolor à superfície quando entram em contato com a água. Estas mucilagens são muito benéficas para o bom funcionamento do intestino.

O consumo regular destas sementes é ainda útil para controlar a pressão arterial elevada e o diabetes.

Devido à sua riqueza nutricional e ao fato de saciarem facilmente são muito úteis para atletas ou para quem procura um aporte extra de energia.

São isentas de glúten, uma excelente opção também para celíacos.

– Colabora na redução do colesterol;

– Controle glicemia;

– Previne envelhecimento precoce;

– Melhora imunidade do organismo.

Como inserir no seu dia a dia?

Você pode adicionar na salada, misturar no preparo do arroz, incorporar em receitas de pães e bolos, por cima de frutas e iogurtes, ainda pode misturar ao suco de uva integral, deixar repousar e depois saborear um delicioso sagu de chia! Gostaram das dicas? Que tal adicionar nas suas refeições e garantir todos seus benefícios?

 

Sagu de Chia Proteico

Mousse Funcional de uva com chia

 

https://nutrianapaula.com.br/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Esportiva Funcional em Foz

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Intolerância à lactose – Sinais e Sintomas

Bom dia🌻 Você sabia que a lactase (enzima que digere a lactose) está diminuída em…

Creme de Papaia e Sementes (para intestino preso)

Bom dia!🌻 Hoje a receita é um creme delicioso de papaia com sementes de linhaça…

Cravo – Adoçante Natural

Bom dia! 🔅 O cravo tem um sabor quente, doce e aromático, que evoca os…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp