Bioimpedância
A bioimpedância InBody 230 mede com precisão a gordura corporal, massa muscular, água intracelular e teor de água extracelular. Além de analisar cada braço e cada perna, bem como o tronco, tudo é analisado separadamente para determinar a composição corporal com precisão.
O sistema InBody utiliza o que existe de mais avançado em bioimpedância capaz de aliar precisão, praticidade e rapidez, fornecendo dados completos sobre sua condição atual e orientação sobre sua composição corporal ideal, resultando em melhor conduta na prescrição dietética e programa de exercícios.
Esse exame está incluído em todas as consultas, sem custo adicional.
Para que serve?
Para estarmos em boa forma, não basta só controlar o peso, precisamos também conhecer e controlar a nossa composição corporal.
Resumindo com a Bioimpedância avaliaremos:
- Peso
- Massa magra
- Massa gorda
- Água corporal total
- Porcentagem de gordura
- Taxa metabólica basal
- Índice de massa corpórea
Modelo de Laudo
Instruções para exame
A precisão de um teste envolvendo análise de composição corporal depende das condições do paciente e do ambiente onde o teste é conduzido. Antes da condução do teste, por favor, leia atentamente as instruções a seguir:
- Jejum hídrico e sólido nas 3 horas que antecedem o teste
- Urinar no mínimo 30 minutos antes da avaliação
- Não é recomendada a prática de exercícios físicos 24 horas antes da avaliação, a atividade física altera a quantidade de água no corpo
- Não ingerir bebidas alcoólicas 24 horas antes do teste, evitar também o consumo de cafeína por igual período
- Não conduzir o teste após o banho ou sauna. A transpiração causa mudanças temporárias na composição corporal
- Usar roupas leves para realização do teste
- Mulheres no período menstrual não devem realizar o teste
- Retirar todos os metais, jóias e relógios durante o teste
- Portadores de marca passo e gestantes não poderão realizar o exame
- Não fazer o teste se estiver tomando diuréticos.
Porque é importante fazer a bioimpedância?
Você sabe que tipo de gordura tem?
As avaliações feitas com adipômetro (via dobra cutânea) avaliam apenas a gordura subcutânea, ou seja, aquela que está por baixo da pele e por cima do músculo, e assim conseguimos pinçar com o aparelho. Já aqueles que possuem a gordura entre as vísceras (por isso o nome de visceral) não conseguimos pinçar, porque fica abaixo do músculo, por isso o resultado pelo adipômetro é subestimado para quem tem esse tipo de gordura.
Gordura Visceral e Subcutânea – Entenda a diferença!
Saiba que a gordura visceral é a mais perigosa, e leva há uma série de doenças como hipertensão, diabetes, ácido úrico alto, colesterol e triglicerídeos altos, mas também é a mais fácil de perder!
Mesmo que já faça acompanhamento com outro profissional, ou para avaliar seus resultados da academia.
Lembre-se quando perdemos peso, perdemos PESO, não sabemos de onde é esse peso (gordura, líquidos, músculos)!!! A Bio sabe!