Você sabe o que é o KEFIR?

Hello!!! Hoje o tema é KEFIR, tenho notado que esse tema voltou a ser popular, e muitos pacientes me questionam sobre o uso do KEFIR, mas o que é o KEFIR?

Kefir ou quefir é uma colônia de microrganismos simbióticos imersa em uma matriz composta de polissacarídeos e proteínas. Originário do Cáucaso é formado por lactobacilos e leveduras aptos a fermentar diversos substratos – sendo o leite (caprino ou bovino), historicamente, o mais comum deles. Fonte: Wikipedia.

Já cultivava o Kefir na época da faculdade, mas confesso que a aparência não me agradava, lembro que adquiri  em um site que doavam. O kefir, que nada mais é que um probiótico, precisa de uma fonte de açúcar para sobreviver e se reproduzir, quando essas bactérias do “bem” fermentam o açúcar (sacarose ou lactose) elas liberam o ácido lático, substancia que quando adicionada ao leite gera coagulação. Como nunca fui muito fã de leite cultivava meu Kefir em água e açúcar mascavo, pode ser tomado puro ou batido com frutas, iogurtes e leite. Abandonei rápido porque começou a me repugnar :( . Mas enfim, hoje consumo probióticos em cápsulas onde monto minha própria fórmula com as cepas que quero utilizar no período (existem cepas que atuam até na obesidade!!), como sou portadora de doença crônica inflamatória intestinal, os probióticos são uma constante em minha vida. Esses “bichinhos” ajudam a regular o intestino e mantem uma flora intestinal saudável, o que contribui indiretamente com vários benefícios à saúde, principalmente como barreira para patógenos, melhorando nossa imunidade.

Li alguns depoimentos e textos na Internet, sobre os efeitos milagrosos do KEFIR, como tudo na Internet temos que ter discernimento, é claro que se trabalharmos um intestino saudável, o que sempre prego em minhas consultas, vamos refletir saúde, tanto local (no próprio intestino) como sistêmico (pele, prevenção de doenças, etc..) MASSS atribuir o KEFIR ao único tratamento para obesidade por exemplo, também já é demais né? Você pode tomar os probióticos mas se não melhorar sua alimentação de nada vai adiantar. O estado de saúde pleno é resultado de uma vida equilibrada, cuidar da alimentação, do estado emocional, praticar atividade física e ser feliz :)

Espero que tenham gostado!!!

Agende sua consulta presencial ou online aqui!

https://nutrianapaula.com.br/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Esportiva Funcional em Foz

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

CHLORELLA – Como não amar?

Bom dia! 🔅 Adoro e utilizo de temos em tempos, principalmente pela sua alta concentração…

Gordura abdominal x Álcool x Testosterona

Bom dia!🔅 Aiaiaai, sei que esse post não vai agradar muito, mas verdade seja dita……

Purê de Grão-de-Bico ao Curry

Bom dia!🌻 Bora para MAIS uma receita MARA 🙌😋 600g de cenoura 1 unidade de…

Comentários

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp