Os abacates são ricos em fotoquímicos e nutrientes como ácido oléico, b-sitosterol (fitosterol), vitamina E, glutationa, folato, potássio, magnésio e fibras. Além disso, vários flavonoides já foram isolados das folhas e semente do abacate, como astragalina, luteína, apigenina, luteína, quercetina, catequina e epicatequina, sendo alguns desses considerados biologicamente ativos.
Quanto ao teor de glutationa (ajuda na detoxificação do fígado), resultados demonstraram que os abacates contêm 27,7mg por 100g da fruta.
O fitosterol presente no abacate pertence a uma classe de substâncias de origem vegetal cuja estrutura é muito similar ao do colesterol. São encontrados na natureza 3 tipos predominantes de fitosterois: beta-sistosterol, stigmasterol, e campesterol. Seu mecanismo de ação envolve a inibição intestinal de absorção do colesterol e diminuição da síntese de colesterol hepático, o efeito é exercido sobre os valores de colesterol plasmático e LDL.
Como usar??
Misturar 2 a 3 colheres de sopa em um suco de fruta, com salada de folhas e legumes, batido com umas gotas de limão e açúcar mascavo, batido com ameixa seca, amassadinho com granola ou aveia, picolé de abacate e até patês salgados e apimentados como os mexicanos gostam.