Uvas & Vinho – Faz bem para saúde?

Bom dia!!

Hoje o post é muito especial!! Esses tempos saiu uma reportagem no Globo Repórter sobre os benefícios da uva à saúde humana, depois da reportagem recebi vários pedidos para que eu escrevesse sobre. Demorei um pouquinho :( mas consegui \o/

Me preocupo um pouco sobre o excesso de informações da mídia… Vou explicar porque… bem, quando algo sai na TV, principalmente quando o assunto é sobre alimentos, dietas, saúde e emagrecimento, a maioria das pessoas toma aquilo como a verdade absoluta, bem por isso hoje são inúmeras as reportagens sobre o tema, pois a repercussão é instantânea. Hoje o foco do post é sobre as uvas, o vinho e suco de uva, certo? Pois bem, longe de mim falar que as benesses dos polifenóis não são verdadeiras, eu mesma, AMO um vinho🍷, quem me conhece sabe rsrs!!! Mas daí apostar toda a saúde em um copo diariamente sem cuidar do resto da alimentação, já considero um vacilo. É bem comum eu receber pacientes no consultório relatando a ingesta por exemplo do suco de uva diariamente, qual o problema nutri? o problema é o alto índice glicêmico do suco de uva, o que significa que se ele for tomado de maneira isolada, ou seja, sozinho no meio da tarde por exemplo, ele aumenta abruptamente a glicemia, e consequentemente a insulina, o famoso hormônio por traz das gordurinhas localizadas. Mas se o suco for sem açúcar? Mesmo assim!!! o suco natural já possui seu próprio açúcar (a frutose) que em excesso pode até levar à Diabetes e esteatose hepática não alcoólica.

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Não prescrevo suco de uva para diabéticos ou resistentes à insulina, a não ser quando acompanhado de uma fibra ou gordurinha do bem para melhorar a carga glicêmica da refeição.

Agora é claro que podemos aproveitar essa característica em outras situações, como para esportistas, em um lanche pré-treino e um pós treino imediato.

 

🍇E a uva nutri? Ai a Uva… a uva também contém frutose, mas ao contrário do suco ela contém fibras o que ajuda na saciedade e no controle glicêmico, sem contar que um cacho de uva já é suficiente não é? Você já pensou em quantos cachos de uva são necessários para fazer um copo de suco? Pois é….

E o vinho nutri? hahaha #naopossofalar images

Algumas curiosidades:

  • Quanto mais escura a uva, mais resveratrol, a uva cabernet sauvignon é mais escura, portanto, é a que tem mais resveratrol;
  • Olhar na caixa do suco, se ele é: integral, reprocessado, reconstituído e adoçado ou néctar; 
  • Segundo alguns estudos não há diferenças significativas entre o suco de uva e o vinho em quantidades de resveratrol; mas não é qualquer suco.

Vamos agora a algumas informações técnicas:

UVA: Fruta com boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam o funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol;

COMPOSTOS BIOATIVOS DAS UVAS E VINHO: Compostos fenólicos do vinho: ácidos fenólicos, taninos e flavonóides: antocianinas, protoantocianinas, rutina, catequina, quercetina, miricetina e epicatequina;

RESVERATOL: (3,4′,5-trihydroxystilbene) pertence à classe de compostos polifenólicos denominados estilbenos.

NA PREVENÇÃO DE CÂNCER: Preservação da regulação normal do ciclo celular; Inibição da proliferação e indução da apoptose em várias linhagens celulares; Inibição da angiogênese tumoral in vitro

EFEITOS ANTI-INFLAMATÓRIOS: Inibição da atividade de diversas enzimas inflamatórias como a ciclooxigenase e lipooxigenase; Inibição da transcrição de fatores pró-inflamatórios como NFK-B;

PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES: Inibição da expressão da molécula de adesão vascular cultura de células endoteliais; Inibição da proliferação de células musculares lisas endoteliais em cultura; Estimulação da atividade da óxido nítrico sintase endotelial (eNOS); Inibição da agregação plaquetária.

 

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https://nutrianapaula.com.br/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Funcional e Esportiva em Foz do Iguaçu

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