Bom dia!🌻
Me conta como passou a noite💤? Dormiu bem? Não 😩, teve insônia? Vem cá, você chega a sonhar? Demora para pegar no sono, ou até pega mas acorda o tempo todo e não consegue mais dormir? Ou ainda, dorme a noite inteira com ajuda de medicamentos e no outro dia tem a sensação de estar lesado, ou cansado apesar de ter dormido. Pois é, muitas pessoas sofrem desse mal, posso dizer que 60% dos pacientes que atendo sofrem de insônia. Para algumas pessoas a mudança dos hábitos alimentares ZERA o problema, para outras melhora. Para os casos mais difíceis a prescrição de chás, manipulados e fitoterapia, assim como alimentos estratégicos na hora de dormir melhora e/ou acaba com a danada.
Para isso precisamos entender a causa da Insônia. São várias as causas de insônia, a deficiência de melatonina é uma delas, assim como muito estresse (altos níveis de cortisol), ou falta/baixa de alguns neurotransmissores envolvidos com nosso estado de relaxamento. Mas também temos que pensar como vai nosso emocional, ou se estamos praticando exercícios de alta intensidade o que aumenta muito a adrenalina próximo da hora de dormir. Sem falar no excesso de cafeína e termogênicos.
A melatonina (hormônio do sono) já esta liberada no Brasil, inclusive hoje conseguimos comprar livremente em farmácias. O problema que vejo é seu uso indiscriminado, me preocupa o fato de ser hormônio e seu uso sem orientação médica atrapalhar a produção endógena, já que hormônios trabalham em feedback. Muita gente se beneficia do uso o que considero fantástico, outras não. O fato de não melhorar o sono provavelmente se dá porque a causa provavelmente não seja a falta da melatonina e sim outras como descrevi acima.
O que fazer?
✴Se você tem dificuldade de pegar no sono:
(Passiflora, Mulungu, GABA sublingual), na forma de chás ou extratos.
✴Sono leve:
Deficiência na produção de melatonina. (SAME, B6, B9, B13 + Omega3). Vitaminas do complexo B, presente em frutas, vegetais e cereais integrais. Aveia é rica em melatonina. Abacate diminui cortisol.
📌Combinar uma banana assada (fonte de magnésio – mineral relaxante e vitamina B6) com aveia e mel;
📌 2 colheres de sopa de mel + 1 colher de chá de canela em um copo de água antes de dormir;
📌 Chás Calmantes:Capim cidreira, maracujá, valeriana, folha de laranja, melissa, alface, humulus, lupulus;
📌 Óleos essenciais (lavanda, jasmim), no banho ou em infusores;
📌 Conferir outro post no blog sobre insônia aqui 🙃
DICAS PARA AUMENTAR MELATONINA:
- Aproveite mais a luz do dia pela manhã. Dormir excessivamente pode dificultar a distinção entre a noite e o dia, reduzindo a amplitude dos ciclos sono-vigília.
- Tente exercitar-se pela manhã, e não à tarde (a atividade física diminui a produção de melatonina durante o dia).
- A glândula pineal funciona como um relógio que precisa ser ajustado todos os dias. O melhor modo de fazê-lo é a combinação de luz e atividade física e evitar dormir durante o dia.
- Evite a ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas durante a noite.
- O jantar deve ser servido bem antes da hora de dormir. A digestão aumenta a temperatura do corpo, dificultando o sono.
- Evite atividade física ou mental excessiva após as 18 horas. A liberação de hormônios ligados ao estresse provocado por essas atividades interfere com a produção de serotonina e melatonina.
- Açúcar (alto índice glicêmico) pode atrapalhar a produção de melatonina.
Com carinho❤
Nutri Ana