Bom dia!☺️
Nosso DNA é responsável pelas nossas características e por isso somos seres únicos. Hoje, através do estudo dos genes trazemos indicativos específicos sobre possíveis doenças genéticas, metabólicas, distúrbios e intolerâncias.
Ao analisar nossos genes através do painel genético é possível identificar
diferenças e semelhanças entre indivíduos e identificar o que pode torná-los mais ou menos propensos a certas doenças ou determinadas condições. Qual a probabilidade de desenvolver hipertensão, trombofilias, alzheimer, risco de câncer, obesidade, diabetes, risco de aborto, fertilidade, entre outros. Naturalmente, não é 100% certo que uma pessoa que tem um determinado polimorfismo adoecerá, mas sabendo dos fatores de risco, a grande vantagem é tomar medidas preventivas.
Através da análise do perfil genético conseguimos, por exemplo, analisar a metabolização da cafeína, se existe risco genético de desenvolver doença celíaca, intolerância à lactose e a necessidade de suplementação de nutrientes como os ômegas 3, 6 e o ácido fólico em sua forma ativa (metilfolato), entre outras informações.
Conseguimos ainda entender como os nutrientes e alguns compostos bioativos dos alimentos podem influenciar na expressão de nossos genes, auxiliando inclusive na ativação ou silenciamento deles.
💋 Nutri Ana
Instagram: @anagluck