Bom dia! 🔅
Você provavelmente já ouviu falar da própolis não é? Principalmente naqueles sprays para borrifar na garganta, né? Excelente ação anti-inflamatória além de anestesiar o local, oferecendo aquela sensação de bem-estar. A própolis é reconhecidamente efetiva na imunidade. Mas ela vai além…. antes vamos entender o que é a própolis:
Própolis é uma substância resinosa obtida pelas abelhas através da colheita de resinas da flora (pasto apícola) da região, e alteradas pela ação das enzimas contidas em sua saliva. A cor, sabor e o aroma da própolis variam de acordo com sua origem botânica. A palavra “propolis” vem do grego: [“pro”=em favor de] + [“polis”=cidade], isto é, para o bem, em defesa da cidade, no caso, a colmeia. Escreve-se O ou A Própole. Os gregos chamavam própolis às portas de uma cidade, voz tomada pelo prefixo ‘pro-‘ e ‘polis’ (cidade). As propriedades antibióticas e fungicidas desta substância, que em nossa língua se chama própole, eram conhecidas desde a mais remota antiguidade pelos sacerdotes egípcios e pelos médicos gregos e romanos, assim como por algumas culturas sul americanas. ” Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%B3polis
Os benefícios vão muito além da prevenção da gripe ou dor de garganta. Uso como estratégia preventiva, como forma de melhorar o fator inflamação do plano alimentar. Uso para aqueles que querem ganhar massa muscular, perder gordura, diminuir colesterol LDL, diminuir disbiose, para melhorar a pele (celulite 😶), para modular o estresse oxidativo. O própolis também ajuda na regulação e funcionalidade geral do nosso organismo, garantindo a modulação imunológica e hormonal (fertilidade também!), dando suporte antioxidante e potencializando os processos detoxificação. Simples, de baixo custo e eficiente.
Utilizo sempre na forma de tintura de própolis para alguns dos meus pacientes como forma de aumentar a oferta de nutrientes e compostos bioativos do plano alimentar. Gosto muito de usar em pacientes que precisam emagrecer, em pacientes em tratamento de câncer, praticantes de atividade física, esportistas e atletas, principalmente porque ajuda a eliminar o acúmulo de toxinas, é anti-inflamatório e dá suporte imunológico reduzindo os riscos de infecção. As dosagens e formas de uso devem ser prescritas por profissional habilitado, o uso errado pode trazer prejuízos ao equilíbrio do organismo.
Ser saudável é mais simples do que parece e as vezes está mais próximo que imaginamos.
Lembre-se sempre de procurar um nutricionista funcional para um plano individualizado. 😍
Com carinho💕
Nutri Ana
Respostas de 4
Excelente a orientação.
Obrigada!
Minha mãe tem pressão alta,e diabetes ela pode usar própolis e quantas gotas por dia ela tem 76 anos
depende do quadro clinico dela, peso, quais medicamentos utiliza, o ideal é perguntar ao médico/nutricionista que acompanha ela ☺️