Própolis – muito além do papel na Imunidade

nutricionista esportiva foz

Você provavelmente já ouviu falar da própolis não é? Principalmente naqueles sprays para borrifar na garganta, né? Excelente ação anti-inflamatória além de anestesiar o local, oferecendo aquela sensação de bem-estar. A própolis é reconhecidamente efetiva na imunidade. Mas ela vai além…. antes vamos entender o que é a própolis:

Própolis é uma substância resinosa obtida pelas abelhas através da colheita de resinas da flora (pasto apícola) da região, e alteradas pela ação das enzimas contidas em sua saliva. A cor, sabor e o aroma da própolis variam de acordo com sua origem botânica. A palavra “propolis” vem do grego: [“pro”=em favor de] + [“polis”=cidade], isto é, para o bem, em defesa da cidade, no caso, a colmeia. Escreve-se O ou A Própole. Os gregos chamavam própolis às portas de uma cidade, voz tomada pelo prefixo ‘pro-‘ e ‘polis’ (cidade). As propriedades antibióticas e fungicidas desta substância, que em nossa língua se chama própole, eram conhecidas desde a mais remota antiguidade pelos sacerdotes egípcios e pelos médicos gregos e romanos, assim como por algumas culturas sul americanas. ”                                           Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%B3polis

Os benefícios vão muito além da prevenção da gripe ou dor de garganta. Uso como estratégia preventiva, como forma de melhorar o fator inflamação do plano alimentar. Uso para aqueles que querem ganhar massa muscular, perder gordura, diminuir colesterol LDL,  diminuir disbiose, para melhorar a pele (celulite \o/), para modular o estresse oxidativo. O própolis também ajuda na regulação e funcionalidade  geral do nosso organismo, garantindo a modulação imunológica e hormonal (fertilidade também!), dando suporte antioxidante e potencializando os processos detoxificação. Simples, de baixo custo e eficiente.

Utilizo sempre na forma de tintura de própolis para alguns dos meus pacientes como forma de aumentar a oferta de nutrientes e compostos bioativos do plano alimentar. Gosto muito de usar em pacientes que precisam emagrecer, em pacientes em tratamento de câncer, praticantes de atividade física, esportistas e atletas, principalmente porque ajuda a eliminar  o acúmulo de toxinas, é anti-inflamatório e dá suporte imunológico reduzindo os riscos de infecção. As dosagens e formas de uso devem ser prescritas por profissional habilitado, o uso errado pode trazer prejuízos ao equilíbrio do organismo.

Ser saudável é mais simples do que parece e as vezes está mais próximo que imaginamos.

Lembre-se sempre de procurar um nutricionista funcional  para um plano individualizado. ;)

https://nutrianapaula.com.br/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Esportiva Funcional em Foz

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Crononutrição – O que comer no café da manhã?

Bom dia! 🔅 No post anterior (clica aqui) falávamos sobre a importância de se alimentar…

Milk Shake Pré ou Pós Treino

Bom dia!🌻 Essa receita pode ser consumida como um lanche da tarde, como um pré…

Razões não clássicas para a epidemia da obesidade

Bom dia!🔅 “Muito se sabe sobre as consequências da obesidade e pouco se sabe sobre…

Comentários

4 respostas

  1. Minha mãe tem pressão alta,e diabetes ela pode usar própolis e quantas gotas por dia ela tem 76 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp