Perguntas e respostas sobre Nutrição Esportiva

Bom dia!! 😍

🔅O que é Nutrição Esportiva e quais os seus principais objetivos?
A nutrição esportiva é a área da nutrição que estuda a relação entre alimentação e a prática de esportes. A melhora da performance é o objetivo principal, sempre levando em consideração o estado de saúde orgânico do paciente, como fator principal para a melhora da performance. Suplementos e dietas são aliados em potencializar os mecanismos moleculares envolvidos com a performance.

🏃🏼‍♂️A quem a Nutrição esportiva é recomendada? Praticantes de atividades físicas podem consultar com um nutricionista especializado na área ou apenas atletas?
Praticantes de atividades físicas, não só podem como devem consultar com um profissional da área, embora não sejam atletas, a fim de adequar sua alimentação no pré e pós-treino, assim como corrigir eventuais deficiências nutricionais, peso, que impactam no bom prosseguimento das atividades.

💪🏼Como a Nutrição Esportiva pode melhorar o desempenho dos praticantes de atividade física e dos atletas?
A adequação da dieta baseada no tipo, intensidade e frequência do treino, traz equilíbrio metabólico, fornece energia necessária (cálculos personalizados de acordo com a rotina de treinos e avaliação antropométrica), recuperação do pós-treino, evita a queda de imunidade (comum em treinos mais intensos) e fadiga, protege contra o dano oxidativo, corrige deficiências nutricionais. A nutrição adequada melhora estado inflamatório e otimiza os processos de detoxificação. Todo o conjunto de ações garantem ao atleta aumento da performance.

🍠🥚O que é recomendado comer de pré-treino e de pós-treino?
A combinação de fontes de carboidratos como (frutas, tapioca, pães, batata-doce, aveia, mandioca…) e proteínas (shakes, ovos, peixes, carnes, frango. Tanto para o pré quanto para o pós-treino, quantidades são calculadas de forma individualizada, respeitando a individualidade e preferências de cada atleta, assim como o período/ciclos de treino.

🏋🏼‍♀️De acordo com a sua experiência trabalhando com Nutrição Esportiva, quais os principais erros alimentares cometidos na atividade física e no esporte? Quais orientações você indicaria para evitar os equívocos citados?
Suplementações desnecessárias ou mal colocadas, omissão de fontes naturais de energia. Não correção de deficiências importantes que contribuem com a performance e saúde do atleta.

✏️Qual o papel da suplementação e quando ela é necessária?
A suplementação prescrita por nutricionista esportivo é um importante aliado ao atleta ou mesmo praticante de atividade física. A suplementação esportiva supre as demandas energéticas/proteicas que a alimentação não consegue atingir. Além disso encontramos no mercado produtos de excelente qualidade além das proteínas, como antioxidantes, pré-treinos, repositores hidroeletrolíticos e uma infinidade de outros recursos ergogênicos, que quando bem orientados fazem a diferença do aumento do desempenho e recuperação do atleta.

O que comer antes do treino? Dicas para o pré-treino (clica aqui 🤩🤗)

Bjo💋
Nutri Ana

Instagram @anagluck

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Purê de Grão-de-Bico ao Curry

Bom dia!🌻 Bora para MAIS uma receita MARA 🙌😋 600g de cenoura 1 unidade de…

Chá para cólica menstrual

Bom dia!🔅 Cólicas menstruais? Que tal esse chá? 1 colher de sopa de calendula 3…

Nutrição para a Pele

Bom dia! 🔅 Levanta o dedo quem não quer ter uma pele bonita! É claro…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp