Bom dia!!
A nutrição esportiva é a área da nutrição que estuda a relação entre alimentação e a prática de esportes. A melhora da performance é o objetivo principal, sempre levando em consideração o estado de saúde orgânico do paciente, como fator principal para a melhora da performance. Suplementos e dietas são aliados em potencializar os mecanismos moleculares envolvidos com a performance.
Praticantes de atividades físicas, não só podem como devem consultar com um profissional da área, embora não sejam atletas, a fim de adequar sua alimentação no pré e pós-treino, assim como corrigir eventuais deficiências nutricionais, peso, que impactam no bom prosseguimento das atividades.
A adequação da dieta baseada no tipo, intensidade e frequência do treino, traz equilíbrio metabólico, fornece energia necessária (cálculos personalizados de acordo com a rotina de treinos e avaliação antropométrica), recuperação do pós-treino, evita a queda de imunidade (comum em treinos mais intensos) e fadiga, protege contra o dano oxidativo, corrige deficiências nutricionais. A nutrição adequada melhora estado inflamatório e otimiza os processos de detoxificação. Todo o conjunto de ações garantem ao atleta aumento da performance.
A combinação de fontes de carboidratos como (frutas, tapioca, pães, batata-doce, aveia, mandioca…) e proteínas (shakes, ovos, peixes, carnes, frango. Tanto para o pré quanto para o pós-treino, quantidades são calculadas de forma individualizada, respeitando a individualidade e preferências de cada atleta, assim como o período/ciclos de treino.
Suplementações desnecessárias ou mal colocadas, omissão de fontes naturais de energia. Não correção de deficiências importantes que contribuem com a performance e saúde do atleta.
A suplementação prescrita por nutricionista esportivo é um importante aliado ao atleta ou mesmo praticante de atividade física. A suplementação esportiva supre as demandas energéticas/proteicas que a alimentação não consegue atingir. Além disso encontramos no mercado produtos de excelente qualidade além das proteínas, como antioxidantes, pré-treinos, repositores hidroeletrolíticos e uma infinidade de outros recursos ergogênicos, que quando bem orientados fazem a diferença do aumento do desempenho e recuperação do atleta.
O que comer antes do treino? Dicas para o pré-treino (clica aqui
Ana Paula Gluck Karam – Nutricionista Esportiva Funcional em Foz
Deixe uma resposta Cancelar resposta