Bom dia! 🔅
Você sabia que desde Julho do ano passado, a expressão “100% integral” não pode existir na categoria Pães. Vamos explicar as mudanças para a palavra “integral”!
➡️ Agora tem percentual mínimo estabelecido:
Para apresentar a palavra “integral” na embalagem, o pão deve conter, no mínimo, 30% de ingredientes integrais e sua quantidade deve ser superior à quantidade dos ingredientes refinados.
➡️ A embalagem deverá informar o percentual de ingredientes integrais.
Na denominação de venda do produto, haverá o percentual total dos ingredientes integrais. O fabricante também poderá destacar este percentual na frente da embalagem.
Referência: RDC nº 712/2022 da Anvisa
CAPÍTULO II
REQUISITOS DE COMPOSIÇÃO E DE ROTULAGEM PARA CLASSIFICAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO
DOS ALIMENTOS CONTENDO CEREAIS E PSEUDOCEREAIS COMO INTEGRAL
Art. 3º Os alimentos contendo cereais e pseudocereais serão classificados como integral quando os seguintes requisitos de composição forem atendidos noproduto tal como exposto à venda:
I – o produto contiver, no mínimo, 30% de ingredientes integrais; e
II – a quantidade dos ingredientes integrais for superior à quantidade dos ingredientes refinados.
Agora me diz, você que costuma comprar pão integral, olha MESMO a lista de ingredientes atrás? Será que realmento o pão que você compra é 100% integral? ou na lista ainda possui, muitos, “farinha de trigo enriquecida com ferro e acido fólico” muitas vezes como primeiro ingrediente? Como ler rótulos – clique Aqui!
Vamos ficar de OLHO 👀
Nesse reels mostro algumas dicas sobre pães integrais e sua lista de ingredientes: Confira!
Bjo😚
Nutri Ana Gluck
Instagram: @anagluck