Bom dia!!
E quem não gosta de batata doce? Eu ADORO, mas não faço o estilo “frango com batata-doce” até porque a natureza é rica em alimentos tão gostosos e nutritivos quanto, além do que, o segredo da adoção de um estilo de vida saudável, é variar a alimentação não caindo na monotonia. Já sabemos que a batata-doce é um excelente carboidrato de índice glicêmico baixo, ideal para ser utilizado no pré-treino para dar aquele UP e repor glicogênio hepático e muscular, mas quantidades e utilização depende muito do seu objetivo e tipo de treino.
Por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, pode ser consumida por diabéticos, pois não ocasiona picos de insulina, claro que sem exageros. A batata doce oferece uma média de 100Kcl por 100g e aproximadamente 25g de carboidrato. Soma-se a isso a boa quantidade de fibras presente em sua composição. O tubérculo é fonte de ferro, fósforo, cálcio, magnésio e potássio. Todos esses nutrientes a tornam mais saudável que a batata inglesa, por exemplo, pois a inglesa não fornece fibras, sendo assim é digerido rapidamente pelo organismo e proporciona menos saciedade e ganho de peso. É como se a batata doce fosse o arroz integral e a inglesa, o arroz branco.
Bora, para a receita..
- 1 xícara de chá de purê de batata doce (1 batata grande)
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de aveia em flocos
- Canela à gosto
- 1 colher de fermento químico
- 1 colher de sopa de óleo de coco
Misture todos os ingredientes usando um mixer ou liquidificador. Por último, adicione o fermente químico. A massa fica bem consistente e grossa. Aqueça uma frigideira pequena antiaderente e adicione óleo de coco para untar e não grudar a massa. Quando estiver quente, adicione a massa (rende duas panquecas), coloque em fogo baixo e tampe a frigideira. Espere 10 minutos e desligue o fogo. Espere mais 5 minutos com a tampa da frigideira fechada e fogo desligado para cozinhar completamente. Coma com frutas, nozes, castanhas, coco ralado e se necessário mel para adoçar!!
Respostas de 2