Tudo que você queria saber sobre os ovos

Bom dia!🌻

Esse artigo elaborei a pedido da Claudia Rahme que coordena um jornal semanal online no Líbano www.gazetadebeirute.com No jornal há uma sessão intitulada de “Bem estar e Nutrição” onde contribuo com artigos na área de Nutrição. Claudia me fez algumas perguntas/dúvidas em relação à armazenagem dos ovos, demorei para escrever, porque quando o assunto são OVOS 🍳a polêmica é inevitável rsrs. Sou amante de ovos, e eles não saem da minha rotina. Antes de responder as perguntas (estão em negrito vermelho abaixo) vou escrever algumas considerações importantes.

O consumo de ovos nos Estados Unidos tem caído dramaticamente no decorrer dos últimos 50 anos, de 400 ovos por pessoa/ano na década de 40, para 235 em 1992. A principal razão para o declínio é o receio de que os ovos, ricos em colesterol, aumentam o risco de doenças coronarianas. A cerca de 30 anos, quando especialistas descobriram a relação entre altos níveis de colesterol no soro sanguíneo e doenças coronarianas, eles rotularam o colesterol dietético – e consequentemente os ovos – como fator predisponente ao incremento do risco de saúde e sugeriram ingestão diária nunca superior a 300 mg. Enquanto o colesterol dietético pode certamente influenciar os níveis de colesterol no soro sanguíneo, estudos recentes sugerem que o maior vilão do aumento de colesterol no sangue não é o colesterol dietético, mas sim as gorduras saturadas contido em nossas dietas. Aparentemente, elas elevam o colesterol no sangue, ao interferir na filtragem das partículas de LDL provindas do sangue. Quando ingerimos alimentos ricos em gordura saturada, as partículas LDL não são removidas e os níveis de colesterol no sangue aumentam. Das 5 gramas de gordura em um ovo grande, mais da metade é insaturada ou monoinsaturada – o tipo de gordura que não eleva os níveis de colesterol.

 Efeitos da ingestão de um ou mais ovos por dia no colesterol

Vários estudos sobre os efeitos do colesterol da dieta indicam que a adição de um ou dois ovo por dia em uma dieta pobre em gorduras tem pouco ou nenhum efeito nos níveis de colesterol sérico

 Vantagem da gema do ovo para o indivíduo diabético

Tanto o ovo inteiro como a sua gema e clara causam demora significativa no esvaziamento gástrico, associado com redução da glicose plasmática e do pico de insulina. Os resultados do estudo de PELLETIER (1996) indicam que o consumo de ovo, especificamente da gema, pode ser interessante na regulação das variáveis metabólicas do metabolismo da glicose.

Uma vez que a moderação é a chave para a boa nutrição, comer grandes quantidades de ovos ou de qualquer outro alimento não é uma boa ideia. Por outro lado, abstenção do consumo de ovos também não é recomendada devido aos aspectos positivos da sua ingestão – a variedade que eles acrescentam à dieta, baixo custo e alta densidade nutricional, sendo excelente fonte de aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais.

Propriedades

  • Vitaminas do complexo B;
  • Vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K);
  • Colina (gema mole maior biodisponibilidade): ótima para formação de neurotransmissores e detoxificação hepática;
  • Biotina (gema cozida maior biodisponibilidade): reduz queda de cabelo e formação adequada de neurotransmissores;
  • Tiamina e Niacina (vitaminas do complexo B), ajudam no bom humor;
  • Acetilcolina: para a memória;
  • Vitamina D: crescimento, hipotensora;
  • Vitamina A: reparo da mucosa intestinal, visão;
  • Carotenóides (luteína e zeaxantina): visão, retardo do envelhecimento celular;
  • Zinco: crescimento ósseo, estimulante sistema imune, melhora do apetite;
  • PTn de alto valor biológico (albumina): crescimento muscular, prevenção da perda muscular;
  • Triptofano: formação da serotonina e sensação de prazer e bem estar;
  • Colesterol: formação da vitamina D, neurotransmissão, formação de hormônios sexuais;
  • Ácido graxo oléico: redutor de LDL, estimulador do HDL, detoxificação hepática;

 

Para quem cria galinhas: Dar linhaça para a galinha ter ovos ricos em ômega3

DICA: O pó da casca de ovo serve como fonte complementar de cálcio, nutriente importante para o crescimento e na recuperação da saúde após uma doença, na gravidez e amamentação e para as pessoas idosas. Para fazer o pó é necessária uma boa limpeza das cascas. Antes de abrir o ovo lave bem sua casca com água e sabão e depois as seque. Coloque as de molho em 1 litro de água com 2 colheres (de sopa) de vinagre. Ferva durante 20 minutos e deixe secar. A casca deve ser triturada e o pó deve ser peneirado várias vezes. Pode-se usar uma pitada diariamente nas refeições ou em sucos e vitaminas.

 Ovo Pochê

  •  ½ xícara de água
  • 1 col chá de vinagre
  • 2 ovos

Coloque a água em uma frigideira pequena. Quando começar a ferver quebre os ovos na água e deixe cozinhar até o ponto que gostar. Tempere com sal de ervas no final.

 

Quanto tempo devemos manter na nossa geladeira os ovos? Qual o melhor lugar para manter os ovos? Fora da geladeira, dentro da geladeira (no fundo), ou na porta da geladeira?

Os ovos devem ser mantidos em refrigeração a 10º C até 14 dias. O ideal é armazena-los nas prateleiras da geladeira e não na porta. Guarde-os em um recipiente com tampa e coloque a identificação da data de validade.

 

Podemos lavar os ovos antes de leva-los a geladeira?

O ovo deve ser lavado somente na hora do consumo, e deve ser mantido refrigerado, embora isso não aconteça nos supermercados. Se a higienização for feita e os ovos forem armazenados, a qualidade in natura do produto não será garantida devido ao contato com o meio de refrigeração e outros alimentos, por exemplo. Quanto aos ovos caipiras, pode-se limpá-los com um pano úmido antes de guardá-los na geladeira, apenas para retirar as sujidades da casca

 

Como saber se um ovo causara a salmonela?

A única maneira é tenta minimizar os riscos, vericando se o ovo está velho, como foi seu transporte e armazenamento após aberto. É sabido que o ovo caipira tem menos risco de salmonelose do que o de granja, por que os de granja são mais susceptíveis a infecções, tomam muito antibióticos, e também porque tem mais betacaroteno que o de granja (o betacaroteno é bactericida).


Identificando se o ovo esta velho:

Antes de quebrar a casca, avalie a câmara de ar. Nos ovos existe sempre um pequeno espaço com ar no seu interior que vai crescendo à medida que este envelhece. Sacuda-o perto do ouvido: se for possível escutar seu conteúdo movimentar-se no interior da casca, trata-se de um ovo velho. A capacidade de boiar do ovo aumenta com a idade.

Teste de Flutuação:

Ao fim de 2 ou 3 semanas, o ovo boia o suficiente para ficar na vertical, dentro da água. Após 5 a 6 semanas, ele flutua à superfície, e neste estágio, não se deve utilizá-lo.

 

Como identificar se o ovo é fresco?

Após aberto: Um ovo fresco possui sabor próprio, não fétido. Após aberto a clara é translúcida, espessa e firme. A gema é saliente, lisa e redonda. Se a gema for achatada e a clara fluída, é provável que o ovo não seja fresco.

Bjos💋
Nutri Ana

Instagram: @anagluck

 

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Comentários

2 respostas

  1. Comer 3 (três) claras de ovo cozida por dia trá algum problema?
    É verdade que comento muitas claras de ovos por dia consgues um grande aumenta de massa muscular?

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