O que é coaching?

Bom dia!!

Nutri,  o que é esse tal de coaching que todo mundo está falando? Para ser mais específico o que é coach de emagrecimento?

“O coaching é uma metodologia de transformação que ajuda a acelerar a chegada ao seu objetivo”.

A definição básica de Coaching é: processo que visa aumentar o nível de resultados positivos de indivíduos, times ou empresas por meio de uso de técnicas e ferramentas conduzidas por um profissional habilitado (Coach) em parceria com o cliente (Coachee). Esse processo é extremamente efetivo para elevação de desempenho, aumento de
autoconsciência, foco em resultados, otimização das estratégias de pensamento, sentimento, decisão, foco em ação e aprendizado, com melhoria contínua e aumento de conquistas e resultados.

Alguns conceitos mais utilizados:
 Coaching: é um processo que visa elevar a performance, aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas.
▶ Coach: Profissional capacitado em criar parcerias e acompanhar o desenvolvimento pessoal e profissional de seus clientes na realização de metas e objetivos, aumentando assim, os níveis de satisfação.
Coachee: Indivíduo que deseja passar pelo processo de Coaching. São os clientes que desejam uma melhora na concretização de seus objetivos e na qualidade de vida.

Benefícios do Coaching
O Coaching proporciona autodesenvolvimento, autoestima, autoconfiança. Mais qualidade de vida e menos estresse. Melhora nos relacionamentos e na comunicação interpessoal. Mudanças de comportamentos inadequados e pouco produtivos. Autonomia, proatividade, motivação para utilizar o seu melhor para assumir o controle de sua vida.
Coaching não é terapia, não é treinamento, não é aconselhamento, não é consultoria, não é mentoring, não é autoajuda.

Coaching é Diferente de Treinamento
No Coaching não existe treinamento, existe troca de informações, intercâmbio de ideias, parcerias e diálogos. No Coaching não existe ninguém ditando o que é o certo e como fazer, pelo contrário, quem tira suas próprias conclusões sãos os próprios coachees. O Coach utiliza ferramentas para questionar e provocar a reflexão, levando o coachee a chegar aos seus próprios resultados. Muito diferente de um adestramento convencional, o Coaching liberta e contribui para o crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos.

Coaching é Diferente de Terapia
O foco da terapia é a cura trabalhando o passado para entender o presente, diferentemente do Coaching que tem por foco a prevenção de quaisquer doenças, trabalhando o agora para ter resultados positivos no futuro, visando o equilíbrio e bem estar do indivíduo. Apesar do Coaching utilizar conhecimentos de outras áreas como a neurociência
e psicologia positiva, não significa que o Coaching seja uma terapia. Coaching é Diferente de Consultoria
O Consultor é alguém que possui um notório saber e conhecimento técnico em sua área. Quem procura um Consultor está procurando um parecer, uma opinião, ou até mesmo uma análise sobre determinada situação. Na grande maioria, os consultores aliam o conhecimento teórico com a larga experiência prática, podendo dar soluções mais precisas. Como podemos perceber são serviços distintos, mas que em certo ponto convergem no que diz respeito à preparação dos clientes para determinadas situações. É importante sempre estarmos atentos para entender que o Coaching não está só, utiliza ferramentas de vários conhecimentos para promover a eficácia do serviço.

Comprovação científica do Coaching
O Coaching está entre as profissões que mais crescem no mundo. Algumas áreas do desenvolvimento humano contribuíram para a formulação e desenvolvimento desta profissão, tais como, ciências cognitivas e comportamentais, psicologia positiva, sociologia, filosofia,neolinguística etc. Com a crescente profissão de coach, cresceu junto o número de estudos e pesquisas que visam validá-lo como um processo que promove mudanças e melhorias com aumento de resultados positivos. Assim o Coaching tem se firmado como uma prática comprovada, que realmente funciona. Antony Grant, da Universidade de Sidney – Austrália, é um dos grandes divulgadores do
Coaching baseado em evidências. Para Grant, o coach é um “cientista praticante” que pensa criticamente sua profissão, amplia constantemente sua base de dados e estabelece um escopo de conhecimento e compartilha.

Agora me responda algumas perguntas e pense sobre isso:

Você é a pessoa que gostaria de ser? Se sim, fale porque. E se não, fale porque.

Em que aprendeu a acreditar?

Qual o tamanho da sua capacidade?

O que tem realizado?

Quais são seus resultados?

 

Processo de Coaching de Emagrecimento:

É um processo no qual são trabalhadas questões como desequilíbrios alimentares, mudança de identidade de “ser gordo(a)”, a reconstrução da auto-imagem, desidentificação de padrões familiares etc.

 

Por que eu resolvi investir e estudar coaching e associar as minhas condutas nutricionais?

O que percebo é que a grande maioria das pessoas passa por um Nutricionista, mas não muda seu comportamento; entram para uma academia, mas não conseguem incorporar a atividade física no seu dia-a-dia. Com o Coaching de Emagrecimento a pessoa irá se conscientizar de sua atual situação e consequências, bem como se motivar a buscar um estilo de vida mais saudável, percebendo seus grandes benefícios. É o elo que faltava entre a nutrição e atividade física. A principal diferença entre um nutricionista e um Coach profissional que auxilia no emagrecimento é o método. O Nutricionista fornece a informação e o Coach conduz a mudança de comportamento. Enquanto o nutricionista irá propor uma dieta para que a pessoa possa alcançar o objetivo de perder uma quantidade de peso, o Coach apoia a pessoa para que ela se motive a adotar a dieta proposta pela nutricionista e encontre uma maneira de
incorporar esta dieta no seu hábito alimentar. São serviços complementares, que em conjunto a atividade física, irão conduzir o cliente a uma perda de peso definitiva, pois haverá uma mudança de estilo de vida e não apenas a adoção de uma nova dieta. Emagrecer é um processo que vai muito além da restrição alimentar: tem a ver com toda a nossa história e com o modo como nos sentimos e nos enxergamos, exige um novo olhar sobre nossos hábitos. Quem está sempre em disputa com a balança tem agora um aliado de peso, o coaching de emagrecimento, que trabalha aspectos como gestão de tempo, disciplina, comprometimento, crenças, valores e autoimagem para obter resultados
duradouros. Comida não é castigo, nem presente A mudança de hábitos é o grande desafio, mostrando-se, cada vez mais, uma alternativa eficaz na luta contra os ponteiros da balança. O motivo é simples: ao alterar o modo como nos relacionamos com a comida, nosso corpo e nossa saúde, mexemos na raiz do problema, que em geral está na cabeça, e não no estômago. Mudar hábitos não é fácil, mais de 80% das pessoas não conseguem fazê-lo sozinhas, conforme indicam pesquisas, mas o processo de Coaching de Emagrecimento pode ser prazeroso, pois há técnicas e ferramentas cientificamente comprovadas para facilitar e acelerar uma mudança sustentável. O segredo está em focar no prazer de emagrecer, em vez de sofrer com o processo. Não basta querer perder peso. O emagrecimento deve resultar da busca de uma vida mais saudável e bem vivida. O coaching atua por meio de incentivo e encorajamento ao coachee que deseja concretizar uma ou mais metas de saúde e bem-estar. Três pilares são trabalhados, em prol de uma mudança duradoura: estilo de vida, realização pessoal e relacionamentos positivos. É fundamental identificar as barreiras do dia a dia que impedem alcançar os objetivos, que pode ser uma dificuldade de gerir o tempo e definir prioridades, resultando em uma alimentação desregrada. Ter clareza do que se deseja alcançar também é primordial. Por isso, cada meta deve ser específica, mensurável, atingível, realista e com prazo determinado. Outro ponto importante é avaliar o nível de motivação e o quanto a pessoa está pronta para a mudança. Pode parecer contraditório, mas é necessário ir aos poucos, baixar as expectativas. Dessa maneira, evita-se o risco de traçar um objetivo grande demais e fracassar, 1 é melhor que 0, gosto desta frase! Porque é importante alterar o padrão mental de como as pessoas se relacionam com os alimentos. Trabalhamos as emoções e mantemos o foco na mudança, em vez de focar no problema. Para muitos a comida é um alívio, uma bengala, um presente, ou
até mesmo um castigo: essa visão tem que mudar. É preciso transformá-la naquilo que é de fato, ou seja, nutrição.

Você quer saber mais sobre o programa PEA (Programa de Emagrecimento Acelerado)? É nesse programa onde trabalho as ferramentos do Coaching!  Acesse o link, se inscreva!! PEA

Com amor

https://nutrianapaula.com.br/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Funcional, Esportiva e Coach de Emagrecimento.

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Intolerância à lactose – Sinais e Sintomas

Bom dia🌻 Você sabia que a lactase (enzima que digere a lactose) está diminuída em…

Creme de Papaia e Sementes (para intestino preso)

Bom dia!🌻 Hoje a receita é um creme delicioso de papaia com sementes de linhaça…

Cravo – Adoçante Natural

Bom dia! 🔅 O cravo tem um sabor quente, doce e aromático, que evoca os…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp