Nutrição para a Pele

Bom dia!!
nutricionista funcional foz

Levanta o dedo quem não quer ter uma pele bonita!!! É claro que sim né? Tem algo que reflete mais o estado de saúde e o equilíbrio interno do que a pele? Hoje vim falar para vocês quais nutrientes e fontes alimentares e porque, contribuem com a beleza e  viço da pele.  

Diariamente somos bombardeados com “n” tratamentos estéticos para pele, tanto para renovação, como antienvelhecimento, flacidez, rugas, etc…. Mas do que adianta gastar riossss de dindin R$ (pq são caros pra carai..) se você não investir no básico —> alimentação!! Sim!! beleza vem de dentro para fora, do que adianta estimular fibras de colágeno, se seu organismo não tem matéria prima para isso? É claro que os nutracêuticos (fórmulas especializadas podem contribuir), mas você não vai querer tomar a vida toda né? É fato também que NENHUMA cápsula imita de forma fiel a sinergia dos nutrientes que encontramos nos alimentos, fora que para isso não podemos esquecer do nosso intestino, esse que reflete diretamente na nossa saúde e PELE!!!

Vamos lá, porque hoje o post é especial… Vou citar apenas os princípios ativos e os alimentos fontes onde podemos encontrar tais nutrientes. Para uma fórmula magistral (prescrição), é necessário consulta para que se avalie a necessidade e quantidade de cada nutriente para cada pessoa #individualidadebioquímica #oquenaoajudapodeatrapalhar

  • Coenzima Q10 (Ubiquinona): Sabe-se que a mesma se reduz ao longo dos anos e que a membrana interna das mitocôndrias é um dos locais de atuação, junto à cadeia respiratória, estruturas celulares responsáveis pela oxigenação celular. Fontes alimentares: Salmão, sardinhas, carne, nozes, espinafre, abacate.
  • Vitamina E, C e selênio, possuem funções antioxidantes. A vitamina E possui uma estrutura molecular que a permite exercer este papel e vitamina C como “regenerador”. O selênio, modula a síntese e atuação das glutationas. O mecanismo antioxidante e, portanto, controlador dos radicais livres possivelmente presentes em tecidos cutâneos, favorece a manutenção da integridade do tecido e, portanto, indiretamente, corrobora com o resultado clínico da hidratação, garantindo uma barreira lipídica que evita grandes perdas de água transepidermal.
  • Vitamina C: Fontes alimentares: pimentão amarelo cru, mexerica, goiaba vermelha, morango orgânico, couve manteiga refogada.
  • Vitamina E: Fontes alimentares: óleo de gérmen de trigo, gérmen de trigo, semente de girassol, avelã, castanha-do-brasil, amêndoa, pistache, manga.
  • Selênio: Fontes alimentares: castanha-do-brasil,, carne bovina, cogumelos, alfafa, frutos do mar, peixes, mostarda, repolho, brócolis, couve-flor.
  • Colágeno hidrolisado: O colágeno hidrolisado possui uma composição aminoacídica bastante peculiar, destacando-se em prolina, hidroprolina, glicina e arginina, aminoácidos que fazem parte da construção da espessura da epiderme, e que não são encontrados nas proteínas do soro do leite por exemplo, mas em carnes (cortes magros), gelatina incolor, gomas, pó, barras de cereal e chocolates específicos.
  • Ômega-3: Pode modular a síntese de lipídeos do tecido epitelial de revestimento cutaneo, principalmente e regiões mais superficiais (estratos granuloso e córneos). Fontes alimentares: Peixes (anchova, arenque, cavala, atum, sardinha, salmão), linhaça, chia, espinafre, espirulina, alga marinha seca, agrião.
  • Vitamina A: Classicamente conhecida por seu estímulo à renovação de tecidos epiteliais, sendo a epiderme um deles. Fontes alimentares: pupunha, tucumã, suco de laranja com cenoura, damasco seco, polpa de acerola, caqui.
  • Zinco: O zinco é importante para a síntese da proteína ligadora de Retinol. Fontes alimentares: ostras cozidas, carne de boi assada, semente de abóbora, amêndoa, castanhas, gérmen de trigo.
  • Biotina:  Essa vitamina parece estar associada à melhora da hidratação cutânea. Fontes alimentares: farelo de trigo, amêndoa, farelo de aveia, isolado da proteína de soja, ovo cozido, pão integral, acelga cozida, cenoura cozida, salmão cozido.
    • Vitamina D: Em concentrações adequadas atua em inúmeros receptores do sistema tegumentar, controlando crescimento, desenvolvimento, síntese e é certa sua contribuição junto à hidratação local. Fontes alimentares:  salmão selvagem, sardinha em lata, cavala em lata, atum em lata, cogumelo shitake seco ao sol, gema de ovo.
  • Metionina/Cisteína: é um dos principais aminoácidos da proteína queratina, produzida na epiderme da pele. Possui um papel importante na manutenção da integridade deste tecido epitelial de revestimento. Fontes alimentares: frango assado, carne bovina, aveia comum seca, pasta de amendoim, feijão de soja verde cozido.
  • Taurina: Vem sendo associada positivamente à hidratação epidérmica. Fontes alimentares: aves, carnes processadas, frutos do mar, carne bovina e suína, algas marinhas.
  • Água, Água, Água!!!

Bora cuidar da pele? ;)

 

Com carinho

https://nutrianapaula.com.br/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Esportiva Funcional e Fitoterapia

 

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Intolerância à lactose – Sinais e Sintomas

Bom dia🌻 Você sabia que a lactase (enzima que digere a lactose) está diminuída em…

Creme de Papaia e Sementes (para intestino preso)

Bom dia!🌻 Hoje a receita é um creme delicioso de papaia com sementes de linhaça…

Cravo – Adoçante Natural

Bom dia! 🔅 O cravo tem um sabor quente, doce e aromático, que evoca os…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp