Bom dia!
Não, não existe dieta milagrosa! Existe individualidade 🤗
Quando conhecemos o perfil genético do paciente, conseguimos elaborar um planejamento alimentar de acordo com as necessidades do mesmo e entender como se dará o metabolismo e absorção daquele determinado nutriente. Também entendemos a reação do corpo, a resposta que o corpo vai oferecer mediante a ingestão de um determinado nutriente ou alimento.
Existem alguns exemplos mais clássicos de alimentos comumente associados a quadros de intolerância em algumas pessoas, como é o caso amplamente conhecido do leite. Através de testes genéticos, já é possível verificar a presença de variantes genéticas associadas a esta e outras intolerâncias. Ao mapear tais doenças e intolerâncias alimentares, facilitamos a elaboração de um cardápio específico para aquele indivíduo.
Nutricionalmente falando, nem sempre o que é adequado para o nosso metabolismo é também ideal para o metabolismo de nosso vizinho. Muito embora essa informação possa gerar certo estranhamento, já que ainda é comum ouvirmos falar, por exemplo, sobre dietas milagrosas que prometem funcionar para todos, novas descobertas nas áreas mostram que indivíduos geneticamente diferentes exibem respostas distintas a uma mesma dieta. Entendeu porque não existe dieta certa ou errada? dieta da fulana, ciclana…
Quer saber mais sobre os exames genéticos? Me chame pelo WhatsApp 😉
Bjo💋
Nutri Ana
Instagram: @anagluck