Mitos e Verdades: Adoçantes

Bom dia!!

Vamos a mais um post da série Mitos e Verdades!

Será mesmo que substituir o açúcar comum pelo uso de adoçantes é mais saudável? 

Os adoçantes atuam como se fosse açúcar no organismo, enganando o cérebro🧠, quando o cérebro percebe que não é açúcar, e que essa substância tem um poder edulcorante muito alto, ele aumenta o número de receptores no intestino, aumentando a absorção, consequentemente tendo maior absorção de outros carboidratos – Engordando indiretamente!  😱 Você sabia disso?

Literalmente o cérebro “cobra” por ter sido enganado, afinal, o sabor doce estava na boca e a glicose não entrou no sangue.

⛔Quando a relação entre doçura percebida e energia consumida é desequilibrada cronicamente, o cérebro faz uma “calibragem” e começa a estimular o consumo de calorias.

É verdade que mais ensaios clínicos, controlando múltiplos fatores, como dieta e estilo de vida são necessários para identificar corretamente o efeito dos adoçantes na saúde, de qualquer forma, resultados atuais sugerem, cautela no consumo ⚠️.

👉🏼 Entre os adoçantes mais consumidos estão o ciclamato, sacarina, acessulfame K e aspartame, adoçantes ARTIFICIAIS de baixo custo.

E a sucralose?

A sucralose (substância organoclorada), pode aumentar a expressão de genes adipogênicos, inibir a lipólise (quebra de gordura), reduzir a sensibilidade à insulina, aumentar a inflamação e favorecer o acúmulo de gordura, principalmente a visceral. (# entre gordura subcutanea e visceral – clica aqui!).

 

Adoçantes NATURAIS que até o momento não demonstram efeitos prejudiciais no consumo: 

Stévia, taumatina e poliois (xilitol, maltitol, eritritol, manitol). Para pacientes com SII (Síndrome do Intestino Irritável) e intolerância à FODMAPs, stévia, taumatina e eritritol são mais bem tolerados.

 

⁉️Lembrando que açúcar de coco, açúcar light, mascavo, demerara, agave ou melado são açúcares com alto valor calórico (diferente dos adoçantes, que quase não contém calorias) o que difere é a carga glicêmica (no caso do açúcar de coco), ou por não ser refinado como o açúcar branco (mascavo/demerara). Todos requerem cautela no consumo.

 

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