Meu Perfil Genético – Parte 1

Bom diaaaa🌟

De volta a nossa programação normal🙌Ai como eu amo❤️️ #vem2023

Abrindo as postagens do ano venho contar para vocês o resultado do meu terceiro painel genético, pera, deixa eu explicar, os genes não mudam ok? mas como a primeira vez que fiz foi em 2014, muitos genes foram estudados após essa data. Em 2017 fiz mais um painel contemplando outros genes e também o perfil esportivo. Recentemente, e é desse que eu vou contar para vocês fiz um terceiro painel, esse totalmente personalizado, como vocês sabem, venho estudando muito sobre epigenética e nutrigenômica, o que sem dúvidas é o futuro da Nutrição.

Solicitei ao laboratório o estudo de alguns genes específicos que não são analisados nos pacotes de perfil genéticos atuais (se quiser saber quais são os genes analisados dos pacotes atuais me manda uma mensagem – Clica aqui!). Esse último analisei 9 genes, vou tentar explicar de forma simples para que entendam, já que o tema é bastante complexo. Para o post não ficar tão longo irei dividir em 3 partes, bora?

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 Gene ADRB2  – o alelo de risco desse gene é o A, o meu resultado deu A/G 

E o que isso significa nutri? Que eu tenho no “um” alelo de risco, ou seja, sou heterozigota para esse gene, meu risco é moderado para o polimorfismo desse gene. Mas no que o gene ADRB2 esta envolvido?

Esse gene esta envolvido na lipolise (quebra de gordura) e maior gordura subcutânea. Risco para maior formação de coágulos e de autismo. Mobilizam pouca gordura, pelo estímulo diminuído de nora adrenalina. Menor efeito termogênico, menor oxidação de gordura. Maior efeito sanfona.  Acha que tá fácil aqui para nutri também? Só eu sei o quanto tenho que ralar para eliminar gordura.

O que fazer nesse caso?
Olhem só, conhecendo seu perfil genético consigo atuar diretamente nos pontos a serem ajustados. Nesse caso onde minha termogênese é diminuída opto em utilizar ainda mais alimentos que estimulem a termogênese como, cafeína, sinefrina (da laranja amarga), chá verde, capsiato (da pimenta), ácido lipoico, curcumina, astaxantina (do óleo de krill). A alga marrom (encontrada na forma de suplemento) também é minha aliada já que aumenta as UCPs (responsáveis pela geração de calor).

Para diminuição da agregação plaquetária (gene envolvido com o maior risco de formação de coágulos e trombose) utilizo ômega-3, gengibre e alho.

Quanto a dieta? LOWtudo! baixa em carboidratos, gorduras e proteínas, como faz? consulta a nutri .
Aqui temos que ter outro cuidado, dietas muito restritas em calorias (hipocalóricas) podem diminuir a massa muscular.

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 Gene FABP2  – o alelo de risco desse gene é o C, o meu resultado deu C/C 

Nesse gene eu apresento o alelo de risco em homozigose, risco aumentado (alerta vermelho para mim).

Mas no que o gene FABP2 esta envolvido? No que eu tenho que me cuidar?

A analise desse gene é muito interessante, vejam bem, o FABP2 esta relacionado com o metabolismo lipídico, ou seja, pelo transporte, metabolismo e armazenamento. Pessoas com alelo de risco do FABP2 são propensos em ter LDL aumentado e maior risco de DCV (doenças cardiovasculares). Nesse caso dietas cetogênicas (com maior aporte de gordura) não são indicadas. Como eu sempre digo, individualidade é tudo!! Percebam que, conhecendo o painel genético do paciente consigo ser mais objetiva na prescrição do plano alimentar.

E como fica a dieta então? 
Em dietas LOWCARB cuidar para não aumentar muito gordura (High Fat). Se o acido graxo ficar livre pode oxidar e aumentar risco de DCV. Cuidar com com gorduras saturadas de cadeia longa (ex. carnes). Preferir TCMs, Brain Octain: entram mais fácil, não ficam livres. Controlar o consumo de carboidratos refinados (que aumenta a síntese e a liberação de ácidos graxos).

Suplementos? 
Ácido lipoico (romã) e ômega-3 (peixes).

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 Gene KCNJ11  – o alelo de risco desse gene é o T, o meu resultado deu T/C 

Esse gene esta relacionado a menor secreção de insulina e GLP1 (hormônio ligado a fome e saciedade). E o que isso quer dizer?  Que tenho fome e saciedade moderada, pois tenho um alelo de risco e pouca secreção de insulina e portanto pouco estímulo anabólico, isso explica minha dificuldade em ganhar massa muscular.

Quais as estratégias nesse caso?
Dieta com baixa carga glicêmica, aumentada em fibras e suplementação com Zinco, Magnésio e BCAA.

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***⚠️Não tome suplementos (mesmo que naturais) sem o respaldo de um profissional habilitado da área, as informações contidas neste post são apenas informativas.

Referências
Akbarzadeh M, Hassanzadeh T, Saidijam M, Esmaeili R, BorzoueiSh, Hajilooi M, Mahjub H, Paoli M. Cholesteryl ester transfer protein (CETP) –
629C/A polymorphism and it’s effects on the serum lipid levels in metabolic syndrome patients.MolBiol Rep.2012 Oct;39(10):9529-34.
Aléssio AC, Höehr NF, Siqueira LH, Bydlowski SP, Annichino-Bizzacchi JM. Polymorphism C776G in the transcobalamin II gene and homocysteine,
folate and vitamin B12 concentrations.Association with MTHFR C677T and A1298C and MTRR A66G polymorphisms in healthy children.Thromb
Res. 2007;119(5):571-7.
Alimirah F, Peng X, Murillo G, Mehta RG. Functional significance of vitamin D receptor FokI polymorphism in human breast cancer cells.PLoS One.
2011 Jan 24;6(1).
Almén MS, Jacobsson JA, Shaik JH, Olszewski PK, Cedernaes J, Alsiö J, Sreedharan S, Levine AS, Fredriksson R, Marcus C, Schiöth HB. The obesity
gene, TMEM18, is of ancient origin, found in majority of neuronal cells in all major brain regions and associated with obesity in severely obese
children. BMC Med Genet. 2010 Apr 9;11:58.

Bjo💋
Nutri Ana

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