Por que consumir Mel?

Bom dia!🔅

Hoje vou falar um pouquinho…quer dizer um “tantão” sobre o Mel, não tem como colocar poucas palavras para definir esse presente da natureza, são muitas as propriedades!!

Então borá lá…

📍Quais as substâncias encontradas no mel?

Os principais componentes do mel são os açúcares frutose e glicose, em proporções equivalentes que, juntas, perfazem 70% do total; incluindo a sacarose, maltose e outros açúcares. Contudo, muitas das características pelas quais o mel é bem conhecido, por exemplo, seu sabor, aroma e cor, são determinadas não por esses componentes principais, mas por outros que estão em quantidades muito pequenas, tais como sais minerais, vitaminas, enzimas, compostos nitrogenados, ácidos e voláteis.

Os sais minerais mais encontrados são sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, fósforo, manganês e zinco. As vitaminas no mel, presentes normalmente em quantidades pequenas, não representam uma fonte nutricional importante, sendo as mais conhecidas a vitamina B1 (tiamina), o complexo vitamínico B2 (riboflavina e ácido nicotínico), a vitamina B6 (piridoxina), o ácido pantotênico, a vitamina C (ácido ascórbico), sendo esta encontrada em maior quantidade dependendo da origem floral do mel.

A composição exata de qualquer mel depende, principalmente, das fontes vegetais das quais ele é derivado, mas também do tempo, solo e outros fatores, e dessa forma dois méis nunca são idênticos.

A variedade infinita é uma grande atração do mel. Os polifenóis são um dos grupos importantes no que diz respeito à aparência e às propriedades funcionais do mel (propriedades antioxidantes), sendo mais encontrados os flavonoides (quercitina, luteolina, galangina, dentre outros), ácidos fenólicos e seus derivados.

📍Diabéticos podem consumir mel?

O mel tem um atributo de saúde por ser uma fonte de energia prontamente disponível, devido ao fato das abelhas realizarem a quebra da sacarose do néctar em proporções equivalentes de frutose e glicose. Esses dois carboidratos presentes no mel, em relação à sacarose presente no açúcar refinado, apresentam efeitos fisiológicos diferentes nos níveis de açúcar do sangue, pois requerem níveis mais baixos de insulina, não elevando os níveis de açúcar do sangue tão rapidamente quanto o açúcar refinado. A frutose cai mais lentamente na circulação não oferecendo picos de insulina. Resumindo: pode sim, em quantidades moderadas, conforme orientação do médico ou nutricionista. 

 

📍Há uma faixa etária exata ou condição física mais indicada para o uso do mel?

O consumo do mel não tem uma faixa etária exata, sendo muito indicado em dietas equilibradas, pois facilita o desempenho e aumenta a resistência física em relação à fadiga, particularmente para o esforço repetido; promove também uma eficiência mental. Para o público infantil é recomendado o seu uso em dietas somente a partir de 1 ano, devido à possível presença do Clostridium (Cl.) botulinum. O esporo dessa bactéria pode sobreviver no mel e desenvolver a toxina no estômago de bebês com menos de 12 meses, o que torna um risco sua ingestão.

Em estudo realizado com atletas, o mel, promoveu um aumento significativo na frequência do coração e do nível da glicose no sangue durante o desempenho do treino. Não acarretou sinais físicos ou psicológicos da hipoglicemia nos atletas de corridas, ou durante a resistência do treino, sendo considerada uma fonte eficaz de carboidratos para o melhor desempenho dos atletas.

 

📍Qual o benefício que o mel traz para a saúde?

Os benefícios do mel podem se apresentar sobre vários efeitos fisiológicos:

👉Benefício nutricional: O mel possui uma quantidade de carboidratos facilmente digerível e saborosa em relação aos demais tipos de açúcares comercializados, sendo muito indicado as crianças por melhorar o sangue e por aumentar o ganho de peso, não modificando os seus processos fisiológicos. Em adultos e pessoas idosas, é considerado um alimento que facilita o desempenho e a resistência física, diminuindo a fadiga, especialmente a decorrente do esforço repetido; promove também uma eficiência mental mais elevada. Seu valor nutritivo aumenta com os componentes presentes em menor proporção, como os minerais, os aminoácidos, os ácidos, as enzimas e as vitaminas, o que diferencia este produto em relação aos açúcares comercializados.

 

👉Benefício na saúde do trato digestivo: A aplicação do mel é muito indicada na assimilação dos alimentos e na prevenção e nos tratamentos de desordens gastrointestinais, tais como úlceras, gastrites e gastroenterites. Em casos de consumo de mel em grande quantidade (50 a100 g) pode ocorrer um efeito laxativo suave em indivíduos com insuficiente absorção de frutose do mel. As propriedades laxativas suaves do mel são usadas para tratamento de constipação.

 

👉Benefício na saúde cardiovascular: Os efeitos do mel para pacientes com problemas cardiovasculares mostraram uma diminuição do colesterol, LDL-C e o TG, bem como da proteína reativa-C quando comparados à ingestão de um xarope de açúcar (frutose e glicose na mesma proporção de mel). Além de mostrar que os níveis aumentados de óxido nítrico no mel puderam ter uma função protetora em doenças cardiovasculares.

 

👉Benefício na saúde do sistema respiratório: O mel é muito empregado como um remédio para inflamações na boca, garganta ou irritações e infecções bronquiais, devido aos seus efeitos antibacterianos.

 

👉Benefício na saúde oral: Há muito debate se o mel é prejudicial aos dentes. Alguns estudos propuseram que o mel, dependendo da sua origem floral, pode atuar como antimicrobiano muito potente, que tem atividade na inibição do crescimento das bactérias, que causam a cárie, tendo um efeito positivo sobre a gengivite e também uma menor erosão do esmalte dos dentes. Esse fato pode estar relacionado à presença de cálcio, fósforo e aos níveis de fluoreto e de outros componentes coloidais no mel. Mas recomenda-se limpar os dentes após o consumo do mel, devido ao seu alto teor de carboidratos.

 

👉Benefício anti-inflamatório: Em testes experimentais com ratos, foi observado que a ingestão do mel reduziu inflamações nos intestinos dos ratos. A administração do mel é tão eficaz quanto o tratamento do prednisolona em um modelo inflamatório de colites. O mecanismo postulado da ação é o impedimento da formação dos radicais livres liberados dos tecidos inflamados. A redução da inflamação pode estar relacionada ao efeito antibacteriano do mel ou ao efeito anti-inflamatório direto. Outra observação em estudos animais mostrou que os efeitos anti-inflamatórios do mel foram observados nas feridas devido à ausência de infecção bacteriana. Inflamação Crônica x Natural – Leia Mais!

 

👉Benefício à saúde da pele: O mel é usado em hidratantes e outros tipos de cosméticos, tais como sabonetes, máscaras e loções, mas também nas preparações farmacêuticas aplicadas diretamente em feridas, queimaduras e úlceras de pele, pois ajuda na regeneração das células superficiais da pele, alimentando o epitélio e ativando a circulação ao nível dos capilares, o que alimenta a pele, hidratando-a.

 

👉Benefício à saúde: Muitos estudos relacionam outros benefícios do mel na redução da insônia e de febres. Além de haver alguns relatos que relacionam que este auxilia na recuperação da intoxicação por álcool por proteger o fígado.

 

📍Mel é calórico? Sim, o mel possui 320 kcal/100 g ou 64 kcal em uma porção (1 colher de sopa).

 

📍A ingestão do mel traz efeitos colaterais?

Não, o mel não traz nenhum efeito colateral às pessoas saudáveis. Existem poucos relatos sobre o quadro de alergia que pode causar anafilaxia em pessoas alérgicas a mel, mas é raro os alérgicos a mel serem também alérgicos a pólen. A incidência de alergia a mel é explicada pela presença dos componentes da origem da abelha.

 

O mel contém triptofano por isso acalma, regula o sistema endócrino e é prebiótico (auxiliando no bom funcionamento do intestino e consequentemente na formação da serotonina)!!!

 Ufaaaa….Muita coisa né? Gostaram? 

Bjo💋
Nutri Ana

Instagram @anagluck

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Chá de sene emagrece?

Bom dia!🌻 nutricionista foz sene emagrece Nutri, chá de sene emagrece? Claro que não né…

Vamos falar sobre TPM?

Bom dia! 🔅 A TPM (tensão-pré -menstrual) é entendida como uma resposta fisiológica do corpo…

Shakes com Whey Sabor Chocolate

Bom dia 🔅 Hoje as receitas são com Whey sabor Chocolate 😋🍫, hum eu adoro!!…

Comentários

Respostas de 5

  1. Parabens pela materia.Extremamente instrutiva. Tenho o previlegio de consumir o mel tirado direto da floresta.Muito obrigado

  2. Ana Paula, parabéns pela matéria. Excelente mesmo. Digo pelo que sei sobre mel, sobre abelhas e fico feliz de sempre dispor de mel para quem queira adquirir . A sua colocação é muito boa porque responde às questões que as pessoas normalmente buscam saber e principalmente porque dá tranquilidade para quem usa mel ou quer usar e ainda desfaz um equívoco que faz parte de cultura de muitas pessoas: que ´mel é apenas um remédio para gripe, quando de fato o mel é principalmente um alimente que combina bem com muitos outros alimentos. Na Colombia vai bem com frango frito ( a pasarinho). Uma delícia. ! Um abraço e muito sucesso para você como nutricionista funcional e como escritora. Leva jeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Chame no WhatsApp