L-carnitina – Queimador de gorduras!

Bom dia😊

Mas o que é a L-carnitina?

A L-carnintina é um dipeptídeo formado por 2 aminoácidos: Lisina + metionina. Suas principais fontes são de origem animal.

 O que escutamos por aí é que ela ajuda a emagrecer…..e aí? Mito ou realidade?

 Bom vamos entender como funciona a L-carnitina no nosso organismo….

A carnitina transporta ácidos graxos de cadeia longa (GORDURA!!!!) na mitocôndria (organela que está dentro da célula e é responsável pela utilização da energia) para serem oxidados, ou seja, utilizados como fonte de energia.

Veja bem, fazer lipólise (quebra de gordura) é uma coisa, oxidar é outra.

O que isso significa nutri?

QUE NÃO ADIANTA TOMAR L-CARNITINA SE NÃO HOUVER ATIVIDADE FÍSICA ASSOCIADA, quebrar gordura é uma coisa…se ela não for utilizada como fonte de energia ela voltará a ser armazenada novamente como GORDURA novamente, entende?

Ainda alguns estudos indicam que apenas só após 6 meses foram encontrados carnitina no músculo, isso quer dizer, que só a partir de 6 meses é que os resultados podem aparecer.

Assim como a vitamina C, a B12 é necessária para o metabolismo da carnitina (necessária para B-oxidação, faz ácido graxo entrar na mitocôndria e queimar gordura).

A quantidade mínima da ingestão de L-carnitna é de 2g ao dia. Não é aconselhado o consumo antes de dormir, porque os níveis de energia podem aumentar o que pode provocar insônia.

Suplementos como citrus aurantium podem teoricamente potencializar os efeitos da ingestão de carnitina, uma vez que liberariam os ácidos graxos para a corrente sanguínea para serem oxidados. Porém os atletas devem ficar atentos, pois alguns compostos lipolíticos muitas vezes são consideradas doping pelo WADA.

Algumas literaturas sugerem que doses acima de 2g não apresentam vantagem já que ocorre saturação na mucosa. Vegans  apresentam maior necessidade de suplementação.

Gostei nutri, e eu posso usar?

Primeiro temos que avaliar os sintomas (anamnese completa de sinais e sintomas), atividade física e horário, segundo adequar a dieta para que forneça todos os nutrientes necessários para que os efeitos supostos da L-carnitina aconteçam. Mais uma vez, individualidade bioquímica.

Lembrando, não existem suplementos milagrosos, eles apenas são coadjuvantes daquilo que não conseguimos fornecer através da alimentação, ok?

Procure um médico ou nutricionista especializado para te orientar antes de utilizar qualquer suplemento, esse é o recado, muitos não o fazem porque esses produtos são vendidos sem prescrição, mas nem por isso, está isento de efeitos colaterais dependendo da pessoa.

Com carinho

https://nutrianapaula.com.br/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Esportiva Funcional e Fitoterapia.

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Purê de Grão-de-Bico ao Curry

Bom dia!🌻 Bora para MAIS uma receita MARA 🙌😋 600g de cenoura 1 unidade de…

Chá para cólica menstrual

Bom dia!🔅 Cólicas menstruais? Que tal esse chá? 1 colher de sopa de calendula 3…

Nutrição para a Pele

Bom dia! 🔅 Levanta o dedo quem não quer ter uma pele bonita! É claro…

Comentários

7 respostas

  1. tenho 47 anos, faço musculação 3 vezes por semana e ja fiz cirurgia no figado para retirada de um nodulo. recentemente tive alguns problemas suspeita d e hepatite, mas fiz todos os exames e nao ara. ,mas minhas taxas de TGP e TGpo dão um pouco alterada. posso usar a l- carnitina??

    1. Boa tarde Ayla!!

      Não recomendo o uso da L-carnitina, até suas enzimas hepáticas estiverem em nível ideal, para que isso aconteça, além de atividade física dever rever sua dieta!
      Bjos, obrigada pela visita!

  2. Boa tarde Ana,

    Faço atividade física 3x por semana e utilizo um termogênico a base de cafeína e citrus aurantium 30 min. antes da atividade , posso tomar a L-cartinina junto?
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp