Kombucha o que é? Existe diferença com o Kefir?

Bom dia!!!

Esses dias mandei um email pedindo sugestões de posts para o blog e recebi várias respostas, vou iniciar com a  Kombucha. Ainda não se inscreveu na minha Newsletter? Deixa aí seu melhor e-mail, toda semana entro em contato com você 

A Kombucha é uma bebida elaborada através da fermentação de bactérias acéticas e fungos em chá com açúcar. O produto da fermentação enriquece a bebida contribuindo também para o crescimento de boas bactérias no nosso intestino. Os nutrientes da Kombucha gerado pelo processo são probióticos, ácido glucurônico, aminoácidos, leveduras, polifenóis, enzimas e vitaminas do complexo B. A Kombucha pode ser utilizada como coadjuvante no tratamento do colesterol e ainda na modulação intestinal,  não é mesmo? E já sabemos que com um intestino que funciona bem, temos melhor imunidade, prevenção de doenças, alergias e ainda um orgão detoxificante. A bebida tem sabor característico, bem refrescante. Apesar de estar no seu auge, a Kombucha já é utilizada em várias culturas há mais de 2000 mil anos.

Muitos outros benefícios são atribuídos à Kombucha:

  • Ajuda a alcalinizar o corpo;
  • Auxilia na desintoxicação do fígado;
  • Melhora o metabolismo;
  • Ajuda a digestão;
  • Aumenta a energia;
  • É rico em antioxidantes;
  • Reduz os níveis de glicose.

O problema é que às vezes se torna caro comprar o produto pronto para tomar diariamente, mas se quiser e tiver paciência, você pode cultivar em casa, assim como Kefir. Aliás existe diferença do Kefir para Kombucha? Bem, eu particularmente tenho minhas restrições com o Kefir, não porque ele não seja bom, mas sim pela sua aparência, tenho um pouquinho de arghhh , já a Kombucha quando comprada pronta você não vê os bichinhos (são diferentes), os dois são produtos de fermentação de bactérias, portanto os dois são ótimos para modulação intestinal, e melhorando intestino, melhoramos muitas outras coisas, certo? O kefir você pode tomar como água ou como iogurte, já a Kombucha é uma bebida, que como é obtida através do chá preto ou verde, temos também os benefícios dos chás que são utilizados, tal como ação diurética, antioxidante, emagrecedora, e por aí vaí…

Mas dá para preparar em casa? Dá sim!!! 

  • 3 litros de água;
  • 1 xícara de açúcar branco;
  • 5 sachês de chá (verde, preto ou branco orgânico) ou 5 colheres de sopa do chá à granel;
  • Cultura iniciadora de kombucha, também conhecida como cultura-mãe ou scoby (você pode conseguir pela internet, inclusive em algumas páginas no Facebook);
  • 250 mL de líquido iniciador (de outro kombucha) ou 3 colheres (sopa) de vinagre de maçã de boa qualidade;
  • 1 frasco de vidro;
  • 1 tecido de pano;
  • 1 liga elástica.

MODO DE PREPARO:

Lave as mãos muito bem com água quente. Não é recomendado o uso de sabonete ou detergente, pois eles destroem as bactérias benéficas fornecidas pela cultura de kombucha. Outra opção é usar vinagre comum ou de maçã para lavar tanto as mãos como os utensílios que serão usados. Também se recomenda usar luvas que não sejam de látex, especialmente se for tocar a cultura diretamente. Coloque a água para ferver no fogo alto. Ferva, depois que entrar em ebulição, por cinco minutos, pois é importante que a água fique totalmente purificada. Desligue o fogo e adicione os sacos de chá, deixando-os por 10 ou 20 minutos. Feito isso, adicione o açúcar. Quando o líquido esfriar completamente (atingir a temperatura de uns 25 graus), derrame o líquido no frasco de vidro e adicione os 250mL de líquido iniciador ou as três colheres de vinagre de maçã. Mas antes esterilize bem o frasco de vidro com água quente. Em seguida, suavemente coloque a cultura-mãe no chá, cubra o topo do vidro com um pano e prenda bem usando um elástico. Deixe repousar durante sete dias. Você deve colocar o vidro em um local quente, escuro e silencioso. A temperatura deverá ficar em pelo menos 21 graus. O ideal é uma temperatura em torno de 30 graus. As temperaturas mais baixas farão a cultura se desenvolver devagar. Neste caso, para aquecer, você pode envolver o vidro com um pano ou jornal.  Após esse tempo, prove o kombucha com uma colher esterilizada. Se tiver muito amargo é porque ficou fermentando por muito tempo. Se ficar muito doce, precisa ficar mais alguns dias fermentando. Leve para a geladeira, mas antes retire 250mL para a próxima produção de kombucha. Na hora de tomar, você pode espremer um limão na xícara.

 

 CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO:

Kefir e Kombucha depois de prontos duram dias na geladeira. Mas é preciso sempre estar atento à qualquer sinal de contaminação. O kefir pode ser utilizado em preparações tanto doce quanto salgadas. No caso da Kombucha dá para fazer uma segunda fermentação em garrafa tampada, utilizando frutas, canela, gengibre. Nesse segundo processo a bebida fica ainda mais gaseificada, como se fosse uma cerveja leve. Mas fique de olho, pois se fermentar demais, a garrafa pode estourar. Depois de pronto, armazene sempre em geladeira .

 

Nota: Gentyyyy a minha kombucha faleceu  ela contaminou e tive que jogar fora, estou aguardando uma doação!!!

 

Com carinho 💕

https://nutrianapaula.com.br/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Esportiva Funcional e Fitoterapia.

 

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

CHLORELLA – Como não amar?

Bom dia! 🔅 Adoro e utilizo de temos em tempos, principalmente pela sua alta concentração…

Gordura abdominal x Álcool x Testosterona

Bom dia!🔅 Aiaiaai, sei que esse post não vai agradar muito, mas verdade seja dita……

Purê de Grão-de-Bico ao Curry

Bom dia!🌻 Bora para MAIS uma receita MARA 🙌😋 600g de cenoura 1 unidade de…

Comentários

Uma resposta

  1. Olá amigos, o kefir e kombucha é maravilhoso para a saúde mas em muitos casos é difícil conseguir eu mesmo tentei doação de kefir e kombucha e não consegui de forma alguma, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Eu paguei R$29,90 já com o frete incluso, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil.

    o site é esse se interessar para alguém:

    kefirdeleite.com

    Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

    kefirdeagua.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp