Bom dia 🔅
Involtini, esse petisco italiano que não leva massa (isso sim é MARA 😍) é prático de fazer além de agregar propriedades nutricionais:
A berinjela, conhecida cientificamente por Solanum melongena é muito consumida em vários e países, inclusive no Brasil. Combina muito bem com diferentes culinárias e segundo dizem por aí é um excelente “remédio” para hipercolesterolemia (colesterol alto).
A berinjela 🍆contém polifenóis, saponinas, esteróides e flavonóides, substâncias que realmente conseguem atuar no metabolismo do colesterol e ter uma ação hipocolesterolêmica. Sabe-se que uma dieta contendo mais de 150mg/kg/dia de saponinas é capaz de aumentar a excreção fecal de sais biliares reduzindo o colesterol total sem afetar a fração HDL.
Esses achados científicos mostram que a berinjela realmente pode trazer benefícios para a saúde e não apresenta efeitos adversos. Assim, esse é um excelente vegetal para se incluir na alimentação tornando-a mais saudável.
Vamos para a receita?
- 2 berinjelas médias
- 300g de tomate seco
- ½ xícara de salsa e manjericão picados
- ½ colher (chá) de pimenta calabresa
- 1 e ½ xícara de chá de azeite de oliva extra-virgem (ou o quanto baste)
- Suco de 2 limões em 100ml de água
Corte as berinjelas em fatias finas (com ou sem casca). Coloque de molho em água com sal por cerca de 15 minutos. Escorra a água. Grelhe as berinjelas em uma chapa ou frigideira, dos dois lados. Enrole os tomates secos nas fatias de berinjela de maneira firme; em um recipiente com a tampa, coloque o rolinho encostado no outro, para que não abram. Misture as ervas e a pimenta com o azeite e cubra as berinjelas.
Bjo💋
Nutri Ana