Intestino Preso?

Bom dia 👋🏼

Você certamente conhece alguém que sofre de intestino preso, ou você mesmo, não é? Muitas podem ser as causas de um intestino mais preguiçoso, identificar a causa é o ponto de partida para tratar e não ficar refém de receitas milagrosas ou laxantes que a longo prazo são nocivos à saúde.

👉🏼E quais as possíveis causas nutri?

  • Estresse, fatores emocionais
  • Ambiente (viagens..)
  • Alergenos alimentares
  • Falta de hidratação
  • Sedentarismo
  • Dieta pobre em fibras
  • Genética
  • Problemas tireoidianos
  • Disbiose/doenças inflamatórias intestinais
  • Síndrome do Intestino Irritável (saiba mais!)

Independente da causa, minha conduta para um tratamento eficiente do intestino preso (para melhora dos sintomas, correção da hipermeabilidade intestinal, qualidade da microbiota..) segue um passo a passo que vou compartilhar aqui com vocês💕

1️⃣ Redução ou exclusão de alimentos que possivelmente podem estar contribuindo com o agravamento dos sintomas, os mais comuns: glúten e lácteos. Existem outros também, mas nesse caso uma investigação individualizada se faz necessária;

2️⃣ Remover patógenos: incluir na dieta semente de abóbora, alho, ervas com função antifúngica. O alho mostra-se uma opção interessante por ter ação geral sobre vírus, bactérias e fungos, além de ser anti-inflamatório da mucosa intestinal;

3️⃣Maximizar a frequência evacuatória: para diminuição das toxinas produzidas pelos patógenos, através de uma boa hidratação e consumo de fibras (pssylium, aveia, banana verde, agar agar, inulina..);

4️⃣ Recolocar enzimas digestivas: chás digestivos com gotas de limão 🍋: alecrim, sálvia, cidreira, canela, erva-doce e hortelã;

5️⃣ Reparar: dieta não irritativa + glutamina;

6️⃣ Reinocular: probióticos.

Além do passo a passo separei algumas outras dicas 💯:

📌 Misture 1 colher (sopa) de semente de chia, 1 colher (sopa) de semente de linhaça, 2 ameixas secas sem caroço em 100 ml de água. Deixe de molho por no mínimo 4 horas na geladeira. Adicione essa mistura em ½ mamão papaia ou 1 xícara de mamão formosa. Adicione o sachet probiótico manipulado e consuma à noite.

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📌 Suco laxativo Low FODMAPs 

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de sementes de chia deixadas de molho em 200 ml de água de um dia para o outro 1 sachê (5g) de glutamina 1 cápsula de probiótico* (abrir a cápsula e misturar o conteúdo no suco) ½ mamão papaia ou 1 fatia de abacaxi 1 kiwi Água e gelo à gosto. Modo de preparo: Bater os ingredientes no liquidificador e consumir 1 vez ao dia.

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📌  Em jejum tomar um chá bem concentrado de carqueja com alcachofra (50ml) – 1 colher de chá de cada erva. Objetivo: gerar o gosto amargo na boca.
De manhã, o nosso ritmo circadiano contribui para melhor motilidade intestinal. Então aproveitamos esse ‘timing’ para favorecer o funcionamento. O gosto amargo é importante pois serve para manter a contração via nervo vago e contração de vesícula biliar, para liberar a bile no lúmen intestinal, que também favorece a motilidade intestinal. Após o chá tomar um SUCO VERDE (folhas de couve + gengibre + (fruta: abacaxi/kiwi/mamão) + folhinhas de hortelã).

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📌 Chá de BOLDO: auxilia na emulsificação das fezes. Tomar até 3 xícaras ao dia.

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📌 DIETA INJÚRIA MICROBIANA (Limpeza intestinal, hipoproteica)
A base de plantas (e suplementos) – ⚠️🚫 somente sob supervisão de médico ou nutricionista!

Sabiam de tudo isso? Gostaram? 

Bjo💋
Nutri Ana

Instagram @anagluck

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