Indo às compras em tempos de Pandemia

Bom dia!!!

A ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição) publicou um guia para Alimentação saudável em tempos de COVID-19 com dicas para ir às compras, dicas de armazenamento e preparo dos alimentos. Adorei o material e compartilho com vocês ❤️

Dicas para que as suas compras não gerem desperdícios 📝🛒

  • Minimize a ida aos centros de abastecimento durante a pandemia e se alimente de forma saudável
  • Em caso de extrema necessidade, faça uma lista de compras e use-a. Você pode esquecer itens ou comprá-los por impulso
  • Faça compras em horários alternativos ou no sistema online. Você economizará tempo e manterá a distância social. Não deixe de comprar com antecedência, pois muitas lojas precisam de um ou dois dias desde o pedido até a entrega.
  • Considere alternativas de baixo custo e faça o consumo de alimentos de forma integral
  • Limite as compras de alimentos industrializados, como batatas fritas, refrigerantes, biscoitos e sorvetes. Eles são ricos em calorias vazias e aumentam a sua conta
  • Evite comprar refeições prontas industrializadas. A maioria é rica em sódio, gordura trans e calorias

 

Dicas de armazenamento e preparo dos alimentos

Pensando em contribuir para sua organização após as compras de alimentos, preparamos um passo-a-passo. A higienização é fundamental e deve ser seguida com cuidado. Não coloque em risco pessoas e objetos desinfectados.

💧Antes de colocar os insumos nos armários ou despensas, lave as embalagens com água e sabão e borrife álcool 70% ou solução clorada.
SOLUÇÃO: veja na embalagem do produto a diluição adequada.

🍊Retire frutas, verduras e legumes das embalagens dos centros de abastecimento e armazene em fruteiras. Se for para a geladeira, higienize antes.
ORGANIZE:  Armazene em potes ou sacos próprios para refrigeração.

🥒Antes de consumir frutas, verduras e legumes crus, lave em água corrente e sanitize com hipoclorito de sódio. Ele deve ser usado sempre diluído.
HIPOCLORITO: A proporção e tempo vem indicado na embalagem.

 

Quanto mais você souber aproveitar integralmente os alimentos que comprou, mais preparos garantirá para seu consumo e o de sua família. Além disso, evitará que nutrientes sejam destinados ao lixo.

🥕Priorize o aproveitamento integral dos alimentos, utilizando cascas, talos e sementes.
DICAS: Há inúmeras receitas na internet. Procure canais confiáveis.

🍳Após servir as refeições, os alimentos que estão na panela precisam ser armazenados em potes fechados na geladeira.
VALIDADE: Devem permanecer sob refrigeração na geladeira por até 3 dias.

🍍Frutas frescas mais resistentes: maçã, laranja, limão, goiaba, melão, abacaxi. Podem ser utilizadas também as frutas secas e congeladas.
Não lave as frutas antes de colocar na fruteira, somente antes do consumo.

 

No momento de guardar os alimentos, organize de tal maneira que tenha acesso rápido àqueles cujo prazo de validade é mais curto. Observe também a data na hora das compras.

🥔Legumes frescos e resistentes: aipo, brócolis, cebola, batata, batata doce, inhame, cenoura, abóbora.
DICAS: Eles podem ser branqueados e congelados – Clica aqui!

🍅Molhos de tomate fresco na geladeira, tem a durabilidade de até 3 dias e congelado 30 dias.
NO FREEZER: Observe o pote mais adequado. Não utilize vidros.

🍶Observe a validade nas embalagens de leite fresco. Caixas ou latas em pó têm maior durabilidade.
ESCOLHAS: Ao utilizar o leite em pó, prepare a quantidade para uso no dia

 

Em muitas famílias, os pães ocupam destaque nas refeições e lanches. Saiba que eles podem ser congelados também e, dessa maneira, consumidos aos poucos. Planeje o que congelar e o espaço necessário no freezer.

🥚Ovos frescos devem ser armazenados em recipientes com tampa sob refrigeração.
CUIDADOS: Observe se os potes com tampa garantem a boa vedação.

🥜Feijão| leguminosas podem ser cozidos e congelados em porções familiares ou individuais.
QUANTIDADE: Congele na quantidade adequada para consumo.

🍗Frango, carne bovina e peixes congelados são ideais para planejamento do cardápio.
EMBALAGENS: Lave-as ou troque a embalagem por outras adequadas.

Gostaram?

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