Hipersensibilidade Alimentar mediada por IgG – Alergias tardias

Esse exame realizei ano passado para verificar e ter certeza de quais alimentos eu possuo hipersensibilidade alimentar, o que chamamos na Nutrição Funcional de alergias “tardias” ou ocultas.

Mas qual a diferença Nutri? 

As alergias “imediatas” aquelas mediadas por anticorpos do tipo IgE (imunoglobulina) exames os quais podemos fazer facilmente em qualquer laboratório, identificam qual alimento o paciente é alérgico e que produz reação logo após o consumo, ou seja, fácil de identificar. Nesse caso a histamina (mediador inflamatório) é liberada quase que instantaneamente gerando os sintomas específicos dependendo do local de contato. Para algumas pessoas esses sintomas podem ser: nariz a pingar, olhos lacrimejantes e com prurido, falta de ar, pele seca, em outras  as reações alérgicas podem ser mais graves e representar uma ameaça ao bem-estar geral. Em alguns casos raros, determinados alimentos, medicamentos ou picadas de inseto podem resultar num choque anafilático súbito que pode ser fatal.

Já as alergias mediadas pelas imunoglobulinas do tipo IgG apresentam reações tardias, ou seja, no caso de alimentos, você consome o alimento que você é hipersensível e somente após algumas horas e até dias você irá apresenta os sintomas, o que se torna mais difícil a identificação de qual alimento lhe faz mal. Os sintomas mais comuns das alergias tardias são: dor de cabeça (enxaqueca), intestino preso, intestino solto, dificuldade para emagrecer, insônia, irritabilidade, fadiga, cansaço, dermatites, etc..

Na clínica costumo identificar essas alergias pelo histórico alimentar e sintomas clínicos do paciente através de anamnese e só então proponho o rodízio de alimentos. Em alguns casos solicito o exame (este da foto) quando não conseguimos melhorar os sintomas pela dieta. Esse exame é de difícil acesso, e valor elevado, por isso peço só em último caso. Então porque você fez nutri? Ora, porque preciso entender como funciona tal exame, não é verdade? e por curiosidade também rsrs

Meu resultado deu POSITIVO FORTE para a ameixa (aiiii como iria saber?) POSITIVO MÉDIO para o trigo ( trigo e não ao glúten, ou seja, não preciso retirar glúten e sim RODIZIAR o trigo para sensibilizar) e POSITIVO FRACO para o milho, levedura (cerveja, nem ti gosto mesmo rsrsr) e ostra/marisco.  Como tratar? O tratamento é individual e preciso ser orientado por um Nutricionista Funcional. Por isso AMOOOOOO Nutrição Funcional!!

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

CHLORELLA – Como não amar?

Bom dia! 🔅 Adoro e utilizo de temos em tempos, principalmente pela sua alta concentração…

Gordura abdominal x Álcool x Testosterona

Bom dia!🔅 Aiaiaai, sei que esse post não vai agradar muito, mas verdade seja dita……

Purê de Grão-de-Bico ao Curry

Bom dia!🌻 Bora para MAIS uma receita MARA 🙌😋 600g de cenoura 1 unidade de…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp