MAMÃO
O mamão auxilia o processo de digestão e absorção de nutrientes pelo organismo, por possui a enzima papaína. Apresenta vitaminas A, C, e do complexo B, que contribuem para o bom desenvolvimento cerebral. Possui também os minerais ferro, cálcio e fósforo, além de favorecer o trânsito intestinal.
- É rico em vitamina C, que acelera a cicatrização e possui propriedades antioxidantes, capazes de bloquear a formação de diversas substâncias causadoras de câncer. Aliás, possui mais vitamina C que a laranja e o limão.
- Possui fósforo, que aumenta a resistência dos atletas, combate a fadiga e é um bom tônico geral.
- Outra substância interessante é a papaína, uma enzima encontrada na polpa do mamão que funciona como facilitadora do processo digestivo de proteínas. Destaca-se ainda sua utilização industrial ou comercial, para o amaciamento de carnes.
- Ótimo para pacientes com dificuldade de mastigação ou convalescentes por ter a polpa macia e fácil de mastigar e digerir.
- Contém fibras solúveis, que ajudam na redução do colesterol quando associado a uma alimentação saudável e a prática de exercícios.
- Contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo.
- É diurético, emoliente, laxante e refrescante.
- Bom depurativo do sangue.
As espécies mais cultivadas no Brasil são:
1. Papaia: Que é o mais doce entre os mamões
2. Formosa: Maior que o papaia, mais comprido e alongado é um híbrido de origem chinesa
3. Tailândia: Produz uma enzima utilizada na industrialização de queijos, remédios e couros.
Com carinho❤
https://nutrianapaula.com.br/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Esportiva Funcional e Fitoterapia