O que é Nutrigenômica?
A nutrigenômica é uma disciplina científica nova que usa tecnologias genômicas modernas para estudar a relação entre genes, nutrição e saúde. Há muito tempo, sabemos que algumas pessoas respondem de maneira diferente a alguns alimentos. Por exemplo, indivíduos com intolerância à lactose sofrem um desconforto gastrointestinal após consumir certos produtos lácteos, enquanto outros indivíduos podem consumir esses produtos sem problemas. A nutrigenômica nos permite entender como nossos genes influenciam nossa resposta aos alimentos, bebidas e suplementos que ingerimos.
O exame genético é realizado de maneira terceirizada e à parte da consulta, porém a coleta do material é feita em consultório. O teste não é obrigatório para fazer o acompanhamento nutricional, entretanto, a realização do exame genético garante mais eficiência do plano alimentar.
Mas porque ele pode me beneficiar?
O exame traça um perfil genético do paciente, apontando genes defeituosos que podem levar a doenças ou, ainda, genes benéficos que podem ser potencializados. Com isso, podemos elaborar um plano alimentar capaz de silenciar alguns genes ou favorecer a expressão de outros.
Com o exame genético é possível definir a predisposição a determinadas condições físicas, riscos de doenças e desta forma recomendar entre outras coisas:
-
A dieta mais adequada
Indicação de dietas específicas como Baixa Gordura, Mediterrânea, Balanceada, Baixo Teor de Carboidratos.
-
Traços de comportamento alimentar
Avaliação de determinados comportamentos alimentares como fome, saciedade, desinibição alimentar e desejo por alimentos.
-
Padrões de exercício físico
Estabelecer padrões de exercício como treinos de resistência; treinos de força; além de poder avaliar índices de resposta ao exercício como sensibilidade à insulina, emagrecimento, pressão sanguínea, HDL colesterol bom e perda de gordura corporal.
-
Necessidades nutricionais
Indicação de deficiências e necessidades de suplementação nutricional como vitamina B6, Vitamina B12, Folato, Vitamina A, Vitamina D, Vitamina E.
-
Reações a alimentos
Indicação de propensão a reações ligadas à alimentação como o metabolismo da cafeína; gosto amargo; intolerância à lactose; e rubor facial induzido por álcool.
-
Relação entre seu corpo e seu peso
Predisposição a variáveis que possam afetar o peso como obesidade, níveis de adiponectina, metabolismo e efeito sanfona (reganho de peso).
Como o exame é feito?
Apenas uma amostra de saliva é necessária para testar seus genes.
A nutri é certificada para analise de painel genético nutricional, e possui vasta experiência na área.
Dúvidas frequentes sobre os testes nutrigenéticos
Para saber mais informações do exame genético clique aqui.
*Esse exame não está incluído no valor da consulta