Bom dia!!!🤗
Hoje vou exemplificar um caso típico visto em consultório, veja se você se identifica:
⚠️Paciente estressado , ansioso, com compulsão noturna, excesso de bebida alcoólica, viciado em massas e doces, não consegue se organizar para os horários das refeições e exercício físico, insônia, acorda cansado….. apresenta fígado gorduroso, resistência insulínica, refluxo, acido úrico alto, colesterol elevado.
Neste tipo de perfil podemos suspeitar de alguns polimorfismos: MC4R, FTO, PPARG, e nas variantes para dislipidemias como PLIN1, LIPC e LPL (relacionados com o aumento risco de resistência insulínica, LDL e aterosclerose). Gene COMT – alelo A, relacionado com estresse e ansiedade. Nossa complicou em nutri!!! Vamos lá…
Cruzando os sintomas com o resultados dos genes posso propor uma estratégia mais direta, como assim? Nesse caso entraria com uma dieta LOWcarb (pelo risco de desenvolvimento de Diabetes) e com baixa carga glicêmica, pouca gordura já que o indivíduo apresenta polimorfismo nos genes de transporte de gordura (nem toda LOWCARB é HIGH FAT), isocalórica (sem muita restrição), pois é um indivíduo com histórico “eu sempre fui gordinho” (polimorfismos nos genes FTO e MC4R). Utilizaria também chás para melhorar quadro de ansiedade, como mulungu, camomila, melissa. A Mucuna pruriens para elevar níveis de dopamina (neurotransmissor do prazer e dos vícios), reparem que ele apresenta vícios (doces, massas e bebidas alcoólicas). Para melhorar ansiedade e estresse (gene COMT – alelo de risco A) usaria um adaptógeno, a Aswaghanda seria a melhor opção (relato de insônia e compulsão noturna).
Com todas essas intervenções melhoro o quadro sintomático diminuindo o risco metabólico (ácido úrico alto, colesterol elevado, resistência insulínica, esteatose hepática, obesidade..).
Esse é somente um exemplo das possíveis estratégias, existem muitas outras possibilidades de tratamento. O que costumo fazer é ciclar as estratégias de tempos em tempos afim de garantir resultados à longo prazo.
Gostaram? Quem aqui se identifica?
Dúvidas sobre o exame genético, me chama aqui!
Nutri Ana