Bom dia! ☺️
Como muitos sabem, tenho Doença de Crohn com diagnóstico há aproximadamente 11 anos. Desde o meu diagnóstico enfrento uma luta, dias bons, outros não tão bons. E o que o Crohn me ensinou? A entender os sinais do meu corpo, ter uma vida em equilibrio, seja alimentar, físico ou mental. Acredito, de verdade, que se não fosse nutricionista e entendesse um pouco melhor sobre a alimentação x remissão da doença, hoje eu estaria no fundo do poço, acreditem amigos. Minha doença é classificada de moderada a severa, mas hoje graças a Deus 🙏, estou em remissão, com apenas alguns episódios muito eventuais, tudo por esforços do ajuste da melhor medicação, alimentação e estilo de vida.
Mas o que é a Doença de Crohn?
A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal (DII) que afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, diferentemente da retocolite ulcerativa que afeta apenas o cólon e o reto.
📌Doença auto-imune, sem cura, de herança genética, desencadeada por gatilhos emocionais, alimentares e ambientais. Apesar de não haver cura para Doenças Auto Imunes, você pode viver sua vida normalmente, desde que em remissão da Doença, com rigoroso controle dietético, emocional e ambiental.
A inflamação no intestino delgado da pessoa com Crohn pode interferir na digestão e na absorção dos nutrientes, podendo causar sintomas como diarreia, inchaço abdominal…
O planejamento alimentar e acompanhamento nutricional devem, mais do que nunca, ser individualizado, levando em consideração os seguintes aspectos:
📍Sintomas (diarréias, constipação, dor abdominal etc)
📍Se a pessoa está em remissão ou em crise da doença;
📍Localização da doença;
📍Presença de estreitamento no intestino delgado (estenoses);
📍Qualquer cirurgia prévia;
📍Se há deficiências nutricionais específicas (como a de ferro, vit B12, ácido fólico, zinco…)
Uma alimentação adequada ajuda a melhorar o bem-estar geral, promove a cicatrização e aumenta a imunidade, eleva os níveis de energia, além de aliviar alguns sintomas gastrintestinais e diminuir o risco de desnutrição – pessoas com DC têm altas chances de serem hospitalizadas.
Um dos exames que realizei há algum tempo atras, que me apoiou na prescrição individualizada de probióticos e probióticos, foi o exame de Microbioma Intestinal. Saiba mais 👉 Clique Aqui!
Nos próximos dias vou trazer mais informações sobre a Doença de Crohn e o que evitar na fase ativa da doença, remissão, e as possíveis deficiencias nutricionais.
Bjo😚
Nutri Ana Gluck
Instagram: @anagluck
Uma resposta
Te admiro muito Dr. Graças a Deus vc é nutri sabe e consegue lidar com essa doença, fico me pondo no lugar de quem tem essa doença ou outra auto imune, ou mesma não auto imune, que insiste e permanece errando e não buscando entendimento, é complicado né,😔 Vc é abençoada ,obgda por partilhar seu conhecimento 💗 loviuuuu🌺