Bom dia!🔅
Você sabe mesmo a diferença entre alergia alimentar e intolerância alimentar?⁉️ Muita gente confunde alergia alimentar com intolerância alimentar, o que é natural, mas vamos entender a diferença, vem comigo!
👉A alergia alimentar é uma resposta exagerada e IMEDIATA do organismo à determinada substância presente nos alimentos, que ocorre após o consumo do alimento e independe da quantidade ingerida.
👉A intolerância alimentar (também conhecido como sensibilidade alimentar ou alergia alimentar tardia) decorre de processos imunológicos que levam ao aparecimento de sintomas inespecíficos tais como: cansaço, desatenção, cólicas, enxaqueca, eczema, tontura, náuseas, aftas, prisão de ventre, arritmia cardíaca, conjuntivite, inchaço pelo corpo, dores abdominais, dores articulares, psoríase, acne, diarreia dentre outros. Por isso muitas vezes aquela enxaqueca crônica que reluta em ir embora pode ser resultado de uma intolerância a algum alimento.
Às vezes estes sintomas demoram a surgir, e por isso também chamamos de alergia alimentar TARDIA*(já que esses sintomas podem levar até 72hs para se desenvolver). Por essa razão são facilmente confundidos com outras doenças, induzindo a prescrição de medicamentos para combater os sintomas, que na realidade não combatem a causa.
A intolerância alimentar tem uma característica curiosa, ao invés de a pessoa evitar o alimento que faz mal, ela pode desenvolver inconscientemente grande atração ao alimento que lhe causa problemas.
*Conhecido também por “sensibilidade alimentar”
**A intolerância à lactose é um problema metabólico onde a deficiência da enzima lactase no intestino determina uma incapacidade na digestão de lactose (açúcar do leite) que pode resultar em sintomas intestinais como distensão abdominal, flatulência e diarreia. A intolerância à lactose é rara na infância e se desenvolve na fase adulta, manifestando-se como desconforto progressivo após o consumo de leite. (OUTRA COISA OK?)
Diferenças entre a intolerância alimentar e alergia alimentar:
📌Intolerância alimentar
- Sintomas são tardios
- Testes cutâneos negativos
- Muitos alimentos relacionados
- Dose relacionada a frequência e a quantidade
- Afeta todos tecidos do corpo
- Ocorre em Crianças e Adultos
- Frequentemente não é reconhecida
- O alimento que faz mal geralmente é muito apreciado
- Remissão possível se o alimento é evitado
- Atinge mais de 40% da população
- Resposta imunológica mediada por Imunoglobulina G (IgG)
📌Alergia Alimentar
- Sintomas são imediatos
- Testes cutâneos positivos
- Poucos alimentos relacionados
- Pequenas quantidades de alimento ou aditivos alimentares são suficientes para desencadear a alergia
- Afeta principalmente pele e mucosa
- Frequente em crianças
- Facilmente diagnosticado sem te2ste
- Rejeição do alimento pelo paciente
- Pode ser permanente ou definitiva
- Ocorre em 1-2% dos adultos e 2-8% das crianças
- Resposta imunológica mediada por Imunoglobulina E (IgE)
Sabiam disso?
Leia 👉🏼 Sou intolerante à lactose, e agora?
Bjo💋
Nutri Ana
Instagram: @anagluck