Dieta e Individualidade Bioquímica

 

 

Quer entender um pouco sobre Nutrição Funcional?

Então leia esse texto elaborado pela Dra. Gisele Pagliarini Silva, aluna do curso de Pós-graduação em Nutrição Clínica pela VP Consultoria Nutricional/ Divisão Ensino e Pesquisa.

 Um pouco longo mas vale a pena..

 Na edição 262 a revista Corpo a Corpo publicou a matéria “Seu estilo, sua dieta”, que aborda a importância de a dieta ser personalizada para cada pessoa. A matéria aborda, principalmente, a importância de o cardápio obedecer às preferências e o estilo de cada um. É claro que é essencial que a dieta respeite esses fatores para que seja viável, especialmente a longo prazo. Mas a nutrição funcional vai além – muito além de obedecer às preferências e o estilo de cada um, pois o plano alimentar deve obedecer principalmente à individualidade bioquímica. Então, o que seria isso?

Individualidade bioquímica significa que cada organismo é único, com necessidades nutricionais únicas, deficiências únicas, metabolismo único, desequilíbrios únicos e tendências únicas a desenvolver doenças. Justamente por isso que, para que uma dieta ou planejamento alimentar seja eficiente, tanto para perda de peso quanto para melhorar a qualidade de vida, ele deve respeitar não apenas as preferências, mas principalmente a individualidade bioquímica de cada um.

É por este motivo que cada pessoa deve seguir um planejamento alimentar exclusivo e personalizado. Muitas vezes, o que parecem detalhes da dieta, como temperos ou chás, foram pensados exclusivamente para aquela pessoa e poderão ser o diferencial para aquela dieta, ao mesmo tempo em que podem não fazer diferença alguma para outra pessoa e às vezes, até trazer malefícios.

Um exemplo prático são as diversas estratégias que podem ser utilizadas em uma dieta para o emagrecimento. O excesso de peso possui diversas causas e a dieta mais eficiente será aquela que atingir a verdadeira causa do problema. Se a pessoa apresenta excesso de peso porque é muito ansiosa e belisca alimentos o tempo todo, seria mais eficiente tomar chás calmantes durante o dia, para diminuir a ansiedade e, consequentemente, os beliscos, do que consumir chá verde, por exemplo, que pode piorar a qualidade do sono e agravar ainda mais a ansiedade. Utilizar fibras sacietogênicas, com o objetivo de diminuir a fome também não faria muito efeito para os ansiosos beliscões de carteirinha.

Para os que sentem muita necessidade de comer doces no fim da tarde, seria essencial introduzir no café da manhã estratégias que aumentem a produção de serotonina, como um ovo caipira cozido e cacau em pó sobre frutas picadas, por exemplo. Para os que gostam ou precisam comer em grandes quantidades, por outro lado, seria muito mais eficiente utilizar fibras que aumentam a saciedade antes das refeições e até chás que auxiliam a diminuir o apetite.

A sugestão de adicionar gengibre ralado na salada ou em sucos é outro exemplo que pode ser excelente para as pessoas que querem perder peso e precisam potencializar a desintoxicação, diminuir a inflamação e acelerar o metabolismo, mas pode ser altamente prejudicial para um hipertenso.

Agora você entende porque as dietas de revista podem não funcionar para você? E porque a sua amiga emagreceu tanto com a dieta da nutricionista e você não perdeu um grama sequer com a mesma? Por isso, é sempre melhor procurar um profissional para indicar uma dieta que você goste e se adapte, mas principalmente que o seu organismo precise naquele momento.

De agora em diante, portanto, toda vez que se deparar com uma dieta, lembre-se que o orégano na salada, o gengibre no suco, o coco nas frutas ou a canela na vitamina não são meros detalhes, mas foram cuidadosamente pensados e podem fazer toda a diferença para aquela pessoa. Em uma dieta, nada é por acaso – cada detalhe pode ser crucial para o sucesso ou o fracasso do tratamento.

https://nutrianapaula.com.br/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Funcional e Esportiva em Foz

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Intolerância à lactose – Sinais e Sintomas

Bom dia🌻 Você sabia que a lactase (enzima que digere a lactose) está diminuída em…

Creme de Papaia e Sementes (para intestino preso)

Bom dia!🌻 Hoje a receita é um creme delicioso de papaia com sementes de linhaça…

Cravo – Adoçante Natural

Bom dia! 🔅 O cravo tem um sabor quente, doce e aromático, que evoca os…

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp