Cúrcuma e açafrão, qual a diferença?

Bom dia!🔅

Sempre uma grande dúvida não é? Ambas com suas propriedades indiscutíveis são plantas distintas, mas com cores vibrantes parecidas. Vamos conhecer?

…..

CÚRCUMA (Curcuma longa)

Também conhecida como açafrão-da-terra, possui um rizoma subterrâneo sendo da mesma família do gengibre. A cúrcuma sempre foi muito utilizada por populações do sul da Ásia (em pratos com molho curry, por exemplo). Na área da saúde, a curcumina (seu principal composto) atua como um anticancerígeno, ajuda a reverter a resistência à insulina, equilibrar níveis de colesterol e triglicerídeos. Reduz a inflamação sistêmica, melhora os sintomas da artrite, podendo inclusive atuar positivamente para a saúde cerebral. Alguns estudos mostram que ela auxilia no emagrecimento, atuando na diminuição de gordura branca e inibindo a formação de novas células adiposas 😱.

Mas para que a cúrcuma tenha todos esses benefícios através da curcumina, sua forma e concentração são essenciais*. Quando você compra em mercados e feiras a especiaria em pó, o rizoma da planta se encontra seco e moído. Seu sabor é um pouco amargo, sendo muito usado em pós de curry, mostardas, manteigas e em corantes.

* extrato de cúrcuma padronizado a 95% curcuminoides

Para aumentar a absorção da curcumina na culinária (ralado ou em pó) você pode adicionar pimenta-preta e boas fontes de gordura (como a do coco por exemplo). Uma das bases de uma receita popular de origem asiática, o Golden Milk.

….

AÇAFRÃO (Crocus sativus)

O açafrão é derivado dos estigmas das flores da planta Crocus sativus, sendo cultivado há mais de 3500 anos por varias civilizações. Ao longo da sua história, sempre foi uma das substancias mais caras do mundo: cada flor possui somente 3 estigmas, sendo que para se obter 1kg da especiaria, estima-se que são necessárias 75mil flores. As propriedades encontradas no açafrão são atribuídas em especial aos carotenóides, crocina e safranal com propriedades antioxidantes, antidepressivas e anticonvulsivantes, analgésicas, anticâncer e outros efeitos terapêuticos em diferentes partes do corpo, como cardiovascular, imunológico, visual, respiratório, geniturinário, sistema nervoso central e para desordens digestivas.

No uso culinário, o açafrão é bem difundido pelo mundo: na Europa, na paella valenciana, na bouillabaisse francesa e no risotto alla milanese italiano; na Índia, alguns doces são preparados com açafrão, bem como manteiga e vários pratos à base de arroz.

CÚRCUMA X AÇAFRÃO

NOME CIENTÍFICO CÚRCUMA LONGA CROCUS SATIVUS L
FAMÍLIA Zingiberaceae Iridaceae
NOME POPULAR Cúrcuma, açafrão-da-terra, tumérico, açafrão-da-índia, raiz-de-sol, açafrão, gengibre-amarelo Açafrão, açafrão-verdadeiro, açafrão crocus, açafrão-de-outono
PARTE DA PLANTA UTILIZADA Rizoma Estigma da flor
PRINCIPAL COMPOSTO BIOATIVO Curcumina Crocina, safranal
PRINCIPAIS FUNÇÕES Anti-inflamatório, antioxidante, anticâncer, saúde cerebral, antidiabético, condições inflamatórias sistêmicas, melhora sintomas da artrite Saúde cerebral, anti-inflamatório, antioxidante, redução do apetite, anticâncer, saúde visual, cardiovascular, urogenital, dermatologia

Sabia de tudo isso?

Bjo💋
Nutri Ana

@anagluck

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Purê de Grão-de-Bico ao Curry

Bom dia!🌻 Bora para MAIS uma receita MARA 🙌😋 600g de cenoura 1 unidade de…

Chá para cólica menstrual

Bom dia!🔅 Cólicas menstruais? Que tal esse chá? 1 colher de sopa de calendula 3…

Nutrição para a Pele

Bom dia! 🔅 Levanta o dedo quem não quer ter uma pele bonita! É claro…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp