Bom dia!!!
E aí tudo tranquilo? Dormiu bem? Já tomou seu café da manhã? Você sabia que “saber” o que comer conforme o horário do dia
Nutrição, iniciarei uma série de postagens a partir de hoje (todas às segundas-feiras) abordando os conceitos e dando dicas super práticas do que comer, em quais horários e o porquê. Está incrível, sério!
Vamos iniciar com alguns conceitos, ok?
O que é cronobiologia e crononutrição?
A cronobiologia refere-se ao estudo sistemático das características temporais da matéria viva, em todos os seus níveis de organização. Inclui o estudo de ritmos biológicos como, as oscilações periódicas em variáveis biológicas e as mudanças associadas ao desenvolvimento.
Já a crononutrição estuda em que horário comemos o que comemos e como o consumo alimentar pode influenciar no nosso ritmo circadiano. Esse termo já deixou de ser um termo da moda, sendo um termo já citado na literatura cientifica:
O desequilíbrio do ritmo circadiano aumenta a predisposição para doenças como:
•Obesidade;
•Síndrome metabólica;
•Diabetes;
•Câncer.
Todas as espécies foram adaptadas durante milhões de anos ao ciclo de claro e escuro, um ciclo que aproximadamente de 24 horas (quando a terra gira ao redor do sol).
O seu corpo sabe que horas são!
E até onde sabemos muitos dos nossos hormônios e neurotransmissores estão ligados aos ciclos de claro e escuro. A melatonina por exemplo depende do escuro, o cortisol, o hormônio do despertar, do claro, e assim como muitos outros, testosterona, serotonina, leptina… e estão diretamente envolvidos com nossos hábitos de vida e alimentação.
No próximo post abordarei a relação entre secreção de testosterona, e melhor horário para oxidação de gorduras, leptina e aumento da saciedade), fica de olho
Ana Paula Gluck Karam – Nutricionista Clínica Funcional
Deixe uma resposta Cancelar resposta