Como assim nutri? Mas o que é cortisol?
“O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. O cortisol serve para ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial. Os níveis de cortisol no sangue variam durante o dia porque estão relacionados com a atividade diária e a serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e de bem-estar. Assim, os níveis de cortisol basal no sangue, geralmente, são maiores de manhã ao acordar, de 5 a 23 mcg/dL, e depois vão diminuindo ao longo do dia para 3 a 16 mcg/dL, sendo que em pessoas que trabalham à noite os níveis se invertem. O cortisol alto no sangue pode originar sintomas como perda de massa muscular, aumento de peso ou diminuição de testosterona ou ser indicativo de problemas, como a Síndrome de Cushing, por exemplo. Já o cortisol baixo pode originar sintomas de depressão, cansaço ou fraqueza ou ser indicativo de problemas, como a Doença de Addison, por exemplo.”
Fonte: http://www.tuasaude.com/cortisol/
Resumindo: Na Nutrição, nós apelidamos o cortisol de “hormônio do estresse”. O cortisol é necessário para manter o organismo funcionante, liberamos cortisol inclusive quando praticamos atividade física, é ainda considerado o hormônio do “despertar”. Mas como explico nas consultas, nosso organismo funciona como uma orquestra, tudo deve estar funcionando em harmonia. Cortisol alto ou baixo demais não é bom. Cortisol alto em particular está envolvido com deposição de gordura, sim deposição de gordura \o/, isso explica porque muitas vezes indivíduos que seguem a dieta certinho e fazem atividade física regularmente não conseguem emagrecer. Estão estressados!!!
O exame sanguíneo é uma ferramenta utilizada para identificar os níveis de cortisol (embora a análise deve ser bem criteriosa). Mas com uma simples conversa e uma anamnese bem feita com o paciente já conseguimos identificar os sintomas e propor o tratamento.
Como tratar nutri?
Temos muitos alimentos e fitoterápicos (não vou citar, porque deve ser prescrito por profissional da área) que auxiliam no controle do cortisol, alguns deles:
- Abacate (o melhor modulador)
- Oleaginosas
- Semente de girassol
- Semente de abóbora
- Frutas cítricas
- Vegetais verdes escuros
- Tomate, batata inglesa
- Chá verde
Outras dicas práticas de mudança no estilo de vida para redução dos níveis de cortisol:
- Evite dietas hipocalóricas (longo tempo), pois elas tem efeito estressor ao organismo;
- Evite o estresse contínuo utilizando técnicas de relaxamento;
- Mantenha a qualidade do seu sono: não dormir bem é um agente estressor que aumenta os níveis de cortisol;
- Evite o consumo de substâncias estimulantes como a cafeína;
- Limite o consumo de álcool, pois altas doses podem elevas os níveis de cortisol.
Como sempre digo, o processo de emagrecimento depende de vários fatores, muitas vezes a ansiedade faz com que procuremos caminhos mais fáceis, mas infelizmente é temporário, devemos sim cuidar e entender como funciona a máquina mais perfeita já inventada —> nosso organismo, nosso corpo!!
[mc4wp_form id=”5343″]
Ana Paula Gluck Karam Nutricionista com especialização em Nutrição Clínica Funcional Especialista em Nutrição Esportiva Funcional na cidade de Foz do Iguaçu Atendimento em consultório particular desde 2009.
Deixe uma resposta Cancelar resposta