Cortisol – o vilão do emagrecimento, você sabia?

Bom dia!
O que é cortisol?
“O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. O cortisol serve para ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial. Os níveis de cortisol no sangue variam durante o dia porque estão relacionados com a atividade diária e a serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e de bem-estar. Assim, os níveis de cortisol basal no sangue, geralmente, são maiores de manhã ao acordar, de 5 a 23 mcg/dL, e depois vão diminuindo ao longo do dia para 3 a 16 mcg/dL, sendo que em pessoas que trabalham à noite os níveis se invertem. O cortisol alto no sangue pode originar sintomas como perda de massa muscular, aumento de peso ou diminuição de testosterona ou ser indicativo de problemas, como a Síndrome de Cushing, por exemplo. Já o cortisol baixo pode originar sintomas de depressão, cansaço ou fraqueza ou ser indicativo de problemas, como a Doença de Addison, por exemplo.”

Fonte: http://www.tuasaude.com/cortisol/

✔️Resumindo: Na Nutrição, nós apelidamos o cortisol de “hormônio do estresse”. O cortisol é necessário para manter o organismo funcionante, liberamos cortisol inclusive quando praticamos atividade física, é ainda considerado o hormônio do “despertar”. Mas como explico nas consultas, nosso organismo funciona como uma orquestra, tudo deve estar funcionando em harmonia. Cortisol alto ou baixo demais não é bom. Cortisol alto em particular está envolvido com deposição de gordura, sim deposição de gordura \o/, isso explica porque muitas vezes indivíduos que seguem a dieta certinho e fazem atividade física regularmente não conseguem emagrecer. Estão estressados!!!

O exame sanguíneo é uma ferramenta utilizada para identificar os níveis de cortisol (embora a análise deve ser bem criteriosa). Mas com uma simples conversa e uma anamnese bem feita com o paciente já conseguimos identificar os sintomas e propor o tratamento.

Como tratar nutri?

Temos muitos alimentos e fitoterápicos (não vou citar, porque deve ser prescrito por profissional da área) que auxiliam no controle do cortisol, alguns deles:

  • Abacate 🥑 (o melhor modulador) – Receitas com Abacate (clica aqui)
  • Oleaginosas
  • Semente de girassol
  • Semente de abóbora
  • Frutas cítricas
  • Vegetais verdes escuros
  • Tomate, batata inglesa
  • Chá verde

⚠️Outras dicas práticas de mudança no estilo de vida para redução dos níveis de cortisol:

  • Evite dietas hipocalóricas (longo tempo), pois elas tem efeito estressor ao organismo;
  • Utilize técnicas de relaxamento para alivio do estresse;
  • Mantenha a qualidade do seu sono: não dormir bem é um agente estressor que aumenta os níveis de cortisol;
  • Diminua o consumo de substâncias estimulantes como a cafeína;
  • Limite o consumo de álcool, pois altas doses podem elevas os níveis de cortisol.

Como sempre digo, o processo de emagrecimento depende de vários fatores, muitas vezes a ansiedade faz com que procuremos caminhos mais fáceis. Mas infelizmente é temporário, devemos sim cuidar e entender como funciona a máquina mais perfeita já inventada —> nosso organismo, nosso corpo!!

 
 

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