Como vai sua memória? Dicas para turbinar!

Bom dia☀️

Como anda sua memória🧠? Esquecendo coisas do dia-a-dia? Dificuldade de se concentrar?

Você sabia que a acetilcolina é um neurotransmissor envolvido com a memória recente, logo quando modulamos esse neurotransmissor conseguimos turbinar nossa memória, e como fazemos isso?

Simples, oferecendo os alimentos precursores para isso. Quero deixar bem claro que vou me atentar a problemas envolvendo a melhora da concentração e memória do dia-a-dia, não é diagnóstico nem terapia, vou escrever  somente o que envolve à nutrição, certo ☺️?

📍ACETILCOLINA (produzida a partir da vitamina B5 e colina): Neurotransmissor da memória recente. A perda da memória recente pode ser por deficiência/degradação de Acetilcolina ou por atrofia hipocampal. A acetilcolina é degrada por 2 enzimas. Substâncias que inibem essas enzimas ajudando na memória recente (agem até 4h): HuporzineA, Guaraná (Paulinia Cupanea), Ginko Biloba (prescrição médica). Aliás nenhuma planta age tão bem em SNC (funções cognitivas) como a Ginkgo biloba

Um alimento super interessante que melhora a acetil-colina é a sálviaque pode ser utilizado na forma de chá 🍵, extrato (encapsulado) ou óleo essencial, nunca ultrapassando o período de 2 meses.

📌Alimentos que possuam fosfatidilserina, como a lecitina de soja ou a Rhodiola Rosea, também melhoram a disponibilidade de alguns neurotransmissores.

Outros Alimentos para a memória, que não podem faltar na sua mesa: 

✔️Ômega-3 DHA: Componente da retina e do tecido cerebral; se acumula no cérebro durante seu crescimento máximo. Atua na concentração, aprendizado e cognição, influencia sobre os neurotransmissores. Fontes de DHA: peixe e óleo de peixe;

✔️Ovo:  Além da colina que é tudo de bom para o cérebro melhorando a memória e a cognição, o ovo é uma proteína de alto valor biológico. Tem vitaminas B2, B6, B9, B12, E, D, K que são importantes para a imunidade. E minerais como o zinco, cálcio, selênio (boa quantidade), fósforo e ferro;

✔️Taurina: A taurina é conhecida por ter um efeito calmante e depressor no SNC, e pode melhorar a memória recente. Fontes alimentares: Peixes, Mariscos, Moluscos, Energéticos;

✔️Vitamina A: Inicia o impulso nervoso. Fontes:  Ovos (quanto mais amarelo mais rico em nutrientes, rico em vitamina A e carotenóides), Sardinha, Manteiga, Leite, Óleo de fígado de bacalhau;

✔️Vitamina D (fluidez das membranas). Fonte: exposição solar e alimentos enriquecidos; Você já dosou sua Vitamina D? – Clique Aqui!

✔️Vitamina B1: A vitamina B1 é requisitada para produção de energia em todas as células do corpo, inclusive as cerebrais, tal vitamina também é essencial para produção de acetilcolina, um neurotransmissor necessário para ótima memória, foco, concentração e aprendizado. Fontes: cereais integrais, carnes, oleaginosas, ovos, leguminosas;

✔️B6: A formação de esfingolipídeos (lipídeos complexos importantes para a formação da bainha de mielina) é dependente de B6. Fontes: atum, fígado, aveia, banana, batata, leguminosas, arroz, cereais integrais

B9, B12, , Cálcio, Magnésio, Zinco, Ferro, Ácido Lipóico.

 

⚠️Com relação ao horário de administração dos compostos e alimentos que ajudam na memória, o ideal seria próximo do horário que você tem maior necessidade de armazenar informação, como por exemplo, em uma aula, ou estudo, ou período especifico do dia.

Aqui uma dica muito eficaz que aprendi no curso de pós graduação com uma mestra em Fitoterapia e Medicina Chinesa:

👉🏼1 litro por dia de chá de gergelim preto feito por decocção com 2 colheres de sopa. Adicionar uma colher de chá de feno grego ou cravo da Índia.

 

Como não amar ❤️Nutrição? Observem a química de tudo, um nutriente dependente do outro… nãi é lindo?💕

Com carinho,
Nutri Ana

Instagram: @anagluck

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Comentários

2 respostas

  1. Bom dia Nutri, sobre a memória tenho uma pergunta, o carbohidrato, estive lendo q muita farinha é prejudicial al cérebro , isso é certo?

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