Como germinar grãos?

Oieeee

Dando sequencia a serie de posts sobre vegetarianismo, hoje vamos falar sobre germinação!! Mas o que é a germinação? Vamos lá….

Em biologia chama-se germinação ao processo inicial do crescimento de uma planta a partir de um corpo em estado de vida latente, que pode ser uma semente ou um esporo ou de um animalprotista ou bactéria a partir de uma forma enquistada. Fonte: Wikipedia

🌾Germinação:

Durante o processo, as sementes adquirem uma maior concentração de vitaminas, enzimas e os carboidratos complexos e proteínas são convertidos em formas mais fáceis de serem digeridas.

Qualquer semente passível de se tornar uma planta pode ser germinada. Os brotos são mais saudáveis quando originadas de sementes organicamente cultivadas e certificadas. 100g de sementes produzem até vinte xícaras de brotos (5 litros).

⚠️Veganos utilizar pelo menos 1 a 2x na semana os grãos germinados, maior disponibilidade de nutrientes, e maior concentração de proteínas.

 

Vamos germinar então?

Você vai precisar de:

  • Vidro de boca larga, coberto por uma tela, peneira de náilon ou gaze de algodão
  • Local limpo, fresco e seco

Passo-a-Passo 

1.Remova as cascas, sementes quebradas, ramos, pedrinhas e descarte-os;

2.Lave as sementes com bastante cuidado para não quebra-las.

3.Coloque as sementes em um vidro e acrescente água fresca para demolhá-las (razão água: sementes -> 4:1). Ex: 2 c sopa sementes, adicione ½ xícara de chá de água.

4.Deixe a semente de molho pelo tempo indicado para sua germinação (geralmente de 6 a 12 horas).

5. Cubra o recipiente com a tela e escorra toda a água das sementes. Agite para misturar e incline o recipiente em um ângulo de 45°, para o excesso de água escorrer. Deixe o recipiente em local limpo e abrigado da luz e do calor. 6. Enxágue e escorra os brotos três vezes ao dia com água fresca. Uma pela manhã, uma à tarde ou inicio da noite e, por fim, antes de dormir. Você pode usar um borrifador para umedecer as sementes. Ao final de umedecer as sementes, sempre repita o passo 5. 7. Quando os brotos se formarem, exponha-os à luz solar indireta (nunca direta) por um ou dois dias ou até que suas folhinhas fiquem verdes. 8. Coloque os brotos em uma tigela com água fresca, e com a mão limpa mova-os em movimentos circulares. As cascas viram a superfície assim você pode removê-las. Escorra os brotos e estarão prontos para o consumo. Guarde-os na geladeira (durabilidade 7 a 10 dias).

***Para germinação da linhaça ela não deve ser imersa e sim só borrifada.

 

Livro📕: (Brotos – da germinação à mesa – Kathleen O’Bannon)

Gostaram?

 

Com carinho

https://nutrianapaula.com.br/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Esportiva Funcional e Fitoterapia.

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Intolerância à lactose – Sinais e Sintomas

Bom dia🌻 Você sabia que a lactase (enzima que digere a lactose) está diminuída em…

Creme de Papaia e Sementes (para intestino preso)

Bom dia!🌻 Hoje a receita é um creme delicioso de papaia com sementes de linhaça…

Cravo – Adoçante Natural

Bom dia! 🔅 O cravo tem um sabor quente, doce e aromático, que evoca os…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp