Como diminuir os triglicerídeos?

Bom dia!!

Você sabe o que o exame de triglicerídeos nos revela? Sabe o que pode elevar seus níveis? Qual a consequência de triglicérides elevados? E o que podemos fazer para diminuí-los antes mesmo de uma intervenção medicamentosa? Vem comigo nesse post que eu vou te explicar tudinho!!!

O que são triglicerídeos?

Triacilglicerol, conhecido também como triglicerídeos, é o nome genérico de qualquer tri-éster oriundo da combinação do glicerol (um triálcool) com ácidos, especialmente ácidos graxos (ácidos carboxílicos de longa cadeia alquílica), no qual as três hidroxilas (do glicerol) sofreram condensação carboxílica com os ácidos, os quais não precisam ser necessariamente iguais. Triacilgliceróis são prontamente reconhecidos como óleos ou gorduras (ver óleo vegetal e gordura), produzidos e armazenados nos organismos vivos para fins de reserva alimentar. Fonte: Wikipédia

Uiaa, complicou né? Bora, descomplicar… triglicerídeos (TGL) é a forma que o nosso corpo encontra de “estocar” gordura quando ingerimos calorias em excesso, em particular, provindas de carboidratos de alto índice glicêmico, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, já que acreditam que os TGL aumentam pelo excesso de gorduras na dieta. Triglicerídeos aumentado também indica alto consumo de álcool.

E quais as consequências de TGL elevados?
Quanto maior o nível de triglicerídeos no sangue, maior a probabilidade do paciente desencadear doenças como: pancreatite (inflamação do pâncreas), esteatose hepática (gordura no fígado), aterosclerose (placas de gordura nos vasos sanguíneos) e até mesmo derrame cerebral (AVC).

A dieta se tornou o fator de risco mais relevante para eventos cardiovasculares ❤️.

 

O que fazer então nutri para diminuir os níveis de TGL?

👉🏼 Diminuir ou cessar o consumo de bebidas alcoólicas;

👉🏼 Evitar o consumo de alimentos com alto índice glicêmico como os açúcares, massas, pães e bolos; adequar carboidratos na dieta, reduzir resistência insulínica;

👉🏼 Reduzir gorduras saturadas (carnes gordas, queijos gordos e leite);

👉🏼 Evitar o consumo de alimentos industrializados ricos em gorduras hidrogenadas;

👉🏼 Praticar exercícios aeróbicos.

 

Podemos ainda incluir alguns alimentos para potencializar a queda dos TGL no sangue, como:

✔️ Alho: os compostos ativos do alho tem capacidade de diminuir as gorduras, em especial, a LDL, triglicerídeos e aumentar HDL;

✔️ Gordura monoinsaturada: abacate, azeite, oleaginosas;

✔️ Pré-bióticos: ação na diminuição do colesterol e triglicerídeos. Fontes: banana-verde, alcachofra, chicória, cebola, mel, aveia, aspargos.

✔️ Omega-3: para reduzir triglicérides (2 a 4g/dia);

✔️ Vitamina C: grupo das laranjas e limões;

 

O que observo no consultório é que geralmente pessoas com TGL elevados, comumente também apresentam glicemia elevada, o que nos indica uma predisposição ao pré-diabetes e Resistência Insulínica. Fatores genéticos também podem estar envolvidos. 

A boa notícia é que com as intervenções citadas acima, conseguimos em pouco tempo, resultados muito positivos 🙌🏼

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