Bom dia!!!
Já fez cocô hoje? Qual é a frequência que costuma evacuar e como seu cocô se parece? Você olha para ele? Espero que sim! É muito importante saber como estão suas fezes, a consistência, aspecto, formato, cor. Tudo isso diz muito sobre sua microbiota intestinal. Existe uma escala, que se chama escala de Bristol, na qual podemos classificar nossas fezes em 7 tipos, de acordo com sua consistência, que varia de constipação até diarreia. Com qual tipo você se identifica?
Tipo 1: Indicam constipação, dificuldade em evacuar, falta de água e fibras, podendo estar relacionado a algumas sensibilidades alimentares. Intestino mais parado, os resíduos alimentares permanecem por mais tempo no intestino.
Tipo 2: Ainda indicativo de constipação, melhor do que o tipo 1, porém indica constipação, falta de água e fibras e um pouco de dificuldade de evacuação.
Tipo 3: Quem se encontra no tipo 3 está com fezes adequadas, nem obstipado, nem solto, já é um ótimo indício, mostra que sua ingestão de fibras e quantidade de água nas fezes estão equilibradas.
Tipo 4: O melhor formato da escala, fezes mais macias do que a do tipo 3, sem dificuldade para evacuar.
Tipo 5: Já pode ser classificado com diarreia, dependendo da frequência de evacuação. Pode estar ligado a sensibilidades alimentares, síndrome do intestino irritável ou doença inflamatória intestinal.
Tipo 6: Classificado como diarreia, normalmente fezes que saem acompanhada de gases.
Tipo 7: A causa necessita de investigação médica. Baixa absorção de nutrientes na alimentação, transito intestinal mais rápido, verificar deficiências nutricionais.
Você pode se identificar com mais de um tipo, dependendo da sua alimentação. Essa escala nos permite uma direção do que pode estar acontecendo com a saúde intestinal. Lembrando que não é o único critério para fechar diagnóstico. Há casos por exemplo que o paciente apresenta o tipo 4 acompanhado de gases e distensão abdominal. A coloração das fezes também é importante, ela normalmente varia entre tons de marrom do mais claro para o mais escuro.
E aí, se identificou com algum tipo?
Creme de papaia para intestino preso
Ana Paula Gluck Karam – Nutricionista Esportiva Funcional em Foz
[mc4wp_form id=”5343″]
Deixe uma resposta Cancelar resposta