Cicatrização e Alimentação

Bom dia!🔅

Super frequente no consultório essa pergunta, “Nutri, vou fazer uma cirurgia, qual alimento devo evitar e quais alimentos posso comer para melhorar minha cicatrização? Pensando nisso, hoje o post vem de forma detalhada, do porquê devemos evitar e preferir alguns alimentos para melhorar o processo de cicatrização e também para evitar/amenizar a formação de queloides na pele 😊

🚫ALIMENTOS PROIBIDOS:

Camarão – O crustáceo tem concentrações elevadas de quitosana, uma molécula que favorece a inflamação da pele;

Carne de porco – Ela também inflama a cútis, o que pode elevar além da conta a produção de colágeno e gerar uma supercicatrização – o queloide;

Soja – As isoflavonas da leguminosa estimulam a liberação de substâncias do corpo que rendem mais e mais inflamação da ferida;

Pimenta – Ela tem capsaicina, substancia que é ótima para as artérias, mas um tanto quanto agressiva para a pele.

Abacate – Possui substancias que diminuem a ação da colagenase, uma enzima que destrói o colágeno, parece contraditório, mas é que isso afeta o equilibrio perfeito entre a fabricação e a quebra dessa proteína.

Além de todos os alimentos ricos em gorduras trans, como salgadinhos, sorvetes, biscoitos e congelados. Abastecidos de sódio, eles ainda promovem inchaço, mais um fator que atrapalha a cicatrização. Com as gorduras saturadas, como as carnes vermelhas e os embutidos, a história não é diferente, mas há um detalhe importante, a carne, por proporcionar aminoácidos essenciais para a fabricação de colágeno, que em doses adequadas, funciona como uma espécie de cimento para fechar a ferida. Mas cuidado, a sobrecarga de colágeno não é bem-vinda, já que aumenta o risco de desenvolver queloide, uma cicatriz alta que ultrapassa as barreiras da pele.

ALIMENTOS LIBERADOS:

Castanhas, nozes – Além de contarem com gorduras boas, com poder anti-inflamatório, elas são boas fontes de zinco, mineral que garante o equilíbrio entre produção e degradação de colágeno.

Peixes e carnes magras – Os cortes magros de carne vermelha dão incentivo especial para a formação do colágeno. Já os pescados fornecem omega3.

Vegetais arroxeados – A cor indica a oferta de antocianina, um dos antioxidantes mais efetivos para a pele. Cereja, beterraba e berinjela estão cheias delas.

Ômega3 – indicado um tempo antes da cirurgia, assim como sardinha, atum e salmão

Suplementação – Vitaminas A, C e K, minerais como o Cobre, Zinco, Selenio e aminoácidos (glutamina e arginina) prescritos pelo seu nutricionista.

Gostaram do post?

Bjo😚
Nutri Ana Gluck

Instagram: @anagluck

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