Cáscara sagrada emagrece?

Bom dia!!

Nutri a cáscara sagrada emagrece? Oi?? Será que ainda tem gente usando a cáscara sagrada para emagrecer? Não NÃO FAÇAM ISSO!!! De fato essa planta faz parte da composição de vários medicamentos, suplementos, prescrições… que são indicados com esse objetivo, mas a verdadeira ação e indicação da cáscara sagrada é para quem tem prisão de ventre OCASIONAL!! O efeito laxativo dá a sensação para quem está tomando de que o organismo está desinchando e emagrecendo, mas não é isso que ocorre, até porque o emagrecimento é resultado da quebra e oxidação da gordura e não o fato de ir ou não ao banheiro. E tem mais, o uso crônico e indiscriminado dessa plantinha pode machucar/agredir as paredes intestinais e levar à quadros mais sérios. Se o problema é o intestino preso crônico o ideal é procurar ajuda de um profissional. Nós nutricionistas funcionais tratamos a DISBIOSE intestinal de forma a entender a causa do problema e assim agir de forma individual e eficaz no tratamento desse mal que acomete MUITAS mas MUITAS pessoas mesmo. Pois bem, desviei um pouco do assunto, porque acho de extrema importância falarmos do intestino, mas voltemos à cáscara sagrada.

Cáscara-sagrada (Rhamnus purshiana D.C., Rhamnaceae)

A cáscara sagrada é uma planta originária da costa oeste do continente americano, numa faixa que vai dos Estados Unidos à Colômbia. Pode atingir 15 metros de altura e meio metro de diâmetro. As propriedades medicinas de sua casca, marrom-acinzentada por fora e amarela por dentro, já eram conhecidas pelos índios. A matéria-prima, extraída do tronco e dos ramos mais grossos é seca antes de ser utilizada. O fitoterápico de cáscara-sagrada é composto do extrato da casca do caule da planta.

Para quem é indicado? 

O fitoterápico de cáscara-sagrada é indicado para quem tem prisão de ventre ocasional.

Como funciona? 

O medicamento tem efeito laxante. Aumenta a atividade do intestino, diminuindo a absorção de água e eletrólitos (como o potássio), o que facilita a eliminação das fezes.

Quem não deve tomar?

  • Grávidas ou mulheres que estejam amamentando;
  • Mulheres no período menstrual, com cistite ou inflamação no útero;
  • Pacientes que estejam sentindo fortes dores na barriga, ou que tenham prisão de ventre cronica, hemorroida, ulcera, refluxo, inflamação no intestino, apendicite, nefrite ou diverticulite;
  • Pacientes com outros problemas relacionados à digestão: obstrução intestinal, transtornos hidreletrolíticos, íleo paralítico ou cólon irritável;
  • Pacientes com insuficiência no fígado, nos rins ou no coração;
  • Pacientes que estejam tomando remédios para arritmias no coração, diuréticos tiazídicos (usados contra a pressão alta), esteroides corticoadrenais não estereoidais;
  • Alérgicos à cascara-sagrada ou a outros componentes da fórmula;
  • Menores de 12 anos.

Muita coisa né? Por isso antes de fazer uso de qualquer fitoterápico consulte um especialista, as pessoas sempre acham que pelo fato de ser “natural” não vai fazer mal, não é bem assim!! Cuide daquilo que você tem de mais valioso, a sua saúde!!!

Com amor

https://nutrianapaula.com.br/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Esportiva Funcional, pós graduanda em Fitoterapia. 

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Intolerância à lactose – Sinais e Sintomas

Bom dia🌻 Você sabia que a lactase (enzima que digere a lactose) está diminuída em…

Creme de Papaia e Sementes (para intestino preso)

Bom dia!🌻 Hoje a receita é um creme delicioso de papaia com sementes de linhaça…

Cravo – Adoçante Natural

Bom dia! 🔅 O cravo tem um sabor quente, doce e aromático, que evoca os…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp