Bolo de caneca de Mirtilo

download

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 banana
  • 2 colheres (sopa) de aveia em flocos
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de adoçante culinário
  • Canela em pó para polvilhar (a gosto)
  • 10 unidades de Mirtilo

 

 

 Modo de Preparo

1. Amasse bem a banana com um garfo e acrescente todos os outros ingredientes, com exceção do mirtilo, e misture bem.

2. Colocar o mirtilo em uma caneca grande e adicionar a massa na caneca sobre os mirtilos. (não precisa untar). Levar ao microondas para assar por mais ou menos um minuto e meio em potencial máxima. 

3. Depois de pronto, desenformar e polvilhar com canela em pó.

 

Saiba mais sobre Frutas vermelhas e seus benefícios à saúde:

*Texto elaborado pelo Depto. Científico da VP Consultoria Nutricional

As frutas possuem potente efeito antioxidante devido à sua constituição rica em inúmeras vitaminas, minerais e fitoquímicos.

As frutas vermelhas, conhecidas como berries, grupo composto pelas amoras vermelhas e pretas, framboesas, groselha, mirtilo, morango, cranberry, goji berry, entre outras, apresentam compostos bioativos denominados antocianinas (que conferem sua coloração vermelho-arroxeada) e flavonóides, responsáveis pelas propriedades antioxidantes. Devido a esta propriedade, as antocianinas são essenciais na prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, anti-inflamatórias e anticancerígenas. Além deste fator, atuam na redução do colesterol e fortalecimento do sistema imunológico.

Dentre as frutas vermelhas, a goji berry (Lycium barbarum), atualmente tem sido foco de pesquisas realizadas em países ocidentais e europeus devido ao seu potente efeito antienvelhecimento. Típica do noroeste da China, a goji berry possui propriedades terapêuticas por atuar como  antioxidante e imunomodulador. A goji berry parece inibir o sistema renina/ angiotensina, que está relacionado ao tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Além disso, estudos mostram possível relação destas frutas no controle glicêmico, efeito anti-apoptótico, e hepatoprotetor, além de aumentar os níveis de zeaxantina, benéfica no tratamento de degeneração macular relacionada à idade. Na alimentação chinesa, esta berry é incorporada em sopas, mingau de arroz, e numerosos pratos com carnes e legumes. No Brasil, é encontrada na forma desidratada ou como constituintes de suplementos alimentares.

Outra berry bastante conhecida pela sua composição rica em compostos fenólicos (antocianinas e procianidinas), vitamina C e minerais; o cranberry e seus produtos têm sido relacionados a uma ação quimiopreventiva contra o câncer devido a sua ação antioxidante, além de atuar em outras patologias específicas como as desordens urinárias e doenças cardiovasculares. 

Alguns estudos revelaram que o cranberry inibe a proliferação de células tumorosas na próstata, pulmão, útero, cólon e em casos de leucemia, devido à ativação de enzimas da fase II da destoxificação de possíveis agentes carcinógenos e xenobióticos. 

Assim como as outras berries já citadas, o mirtilo (blueberry), também contém uma quantidade significativa de antocianinas que exercem papel fundamental como potente antioxidante no combate aos radicais livres e estresse oxidativo, além de reduzir a incidência de várias doenças como a síndrome metabólica, diabetes e doenças cardiovasculares, ao atuar no processo inflamatório.  

Neste sentido, a incorporação destes alimentos no dia-a-dia pode estar relacionado a um maior efeito protetor da saúde em longo prazo. Entretanto, vale lembrar que não somente as frutas vermelhas seriam responsáveis pelo desenvolvimento ou não de determinadas patologias, e sim um conjunto de hábitos de vida saudáveis.

 

 

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Crononutrição – O que comer no café da manhã?

Bom dia! 🔅 No post anterior (clica aqui) falávamos sobre a importância de se alimentar…

Milk Shake Pré ou Pós Treino

Bom dia!🌻 Essa receita pode ser consumida como um lanche da tarde, como um pré…

Razões não clássicas para a epidemia da obesidade

Bom dia!🔅 “Muito se sabe sobre as consequências da obesidade e pouco se sabe sobre…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp