Benefícios do Gergelim

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As sementes de gergelim possuem elevado valor nutricional em virtude de quantidades significativas de vitaminas, principalmente do complexo B, vitamina E (poderoso antioxidante) e de minerais como:
  • Cálcio ferro;
  • Fósforo;
  • Potássio;
  • Magnésio;
  • Sódio;
  • Zinco;
  • Selênio;
Além disso, as sementes fornecem óleo muito rico em ácidos graxos insaturados (de origem vegetal), oléico (47%) e linoléico (41%) e alfa-linolênico (0,5%). O ácido graxo ômega 6 presente em maior quantidade auxilia no controle de colesterol total e LDL (ruim), podendo aumentar o bom colesterol (HDL) quando consumido em grandes quantidades. A casca de gergelim, aumenta o peristaltismo intestinal, o trânsito do bolo alimentar, auxiliando no tratamento da constipação intestinal. Por fornecer aproximadamente 95 kcal em 1 colher de sopa (=15g), esta medida caseira torna-se recomendada para uso diário, mas é necessário cuidado devido seu valor calórico. A porção de 15g contém em especial excelente fonte de magnésio, cálcio, fósforo, ferro, fibras e proteínas.

Como usar os benefícios do gergelim

A idéia é que 1 colher de sopa ao dia seja utilizada de forma completa e única em nossa casa, adicionando no próprio prato de comida ou sopas, ou levando a mesa como mais um tempero para saladas e legumes, acrescentando em uma vitamina ou suco diário ou simplesmente degustar o produto puro, especialmente a versão torrada, já que esta tem sabor similar ao do “amendoim torrado”;

Tipos de Gergelim

A semente do gergelim pode ter a coloração preta ou bege/branca, sendo que o preto possui mais cálcio e vitamina A, as outras diferenças nutricionais não são significativas. Pode-se encontrar com ou sem casca para consumo e neste caso o valor nutricional varia também muito pouco não interferindo na escolha. O gergelim preto é usado na fabricação do gersal. (O gersal é um tempero feito com sementes de gergelim e sal marinho tostados. Tem sabor salgado preserva as características dos dois ingredientes).
O gergelim branco quando torrado fica com a coloração dourada. Encontramos com mais dificuldade o gergelim torrado, porém, por ser extremamente mais saboroso, a tostagem, a partir do gergelim bege/branco pode ser feita ligeiramente em casa em uma panela sem óleo na chama superior do fogão. Os grãos claros, tostados dão farinha muito nutritiva; e esta novamente tostada e passada numa centrífuga transforma-se em um tipo de manteiga conhecida como tahine (pasta de gergelim) comum na culinária árabe e riquíssima em cálcio.

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Comentários

8 respostas

  1. ola pra mim esse complemento é otimo até minha pele melhorou , era cheia de acne agora esta secando estou adquirindo todos os dias no café da manhã e almoço

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