Bebida Alcoolica engorda?

Bom dia! 🍸

Você sabia que o consumo frequente de álcool (independente do tipo de bebida) pode levar ao ganho de peso, estimular a adipogenese (processo de ganho de gordura corporal) e prejudicar seu processo de emagrecimento?

E porque isso acontece?

📍O consumo de álcool pode estimular/aumentar o apetite por aperitivos por conta da diminuição dos níveis de glicose no sangue; aumento da socialização e desinibição psicoemocional.

📍O consumo de álcool também influencia em vários hormônios ligados à saciedade, como a inibição da leptina (hormônio regulador da saciedade). Além de agir nas vias opioides, serotoninérgicas e GABAérgicas no cérebro sugerindo um potencial para aumentar o apetite.

📍Por isso, bebedores moderados que consomem álcool, por conta dos motivos citados acima, tendem a consumir mais alimentos junto a refeição, ultrapassando a sua necessidade de calorias total diárias e, por consequência, aumentando o peso.

📍Além disso, o consumo de álcool pode inibir a lipólise (quebra da gordura) em 53% nos tecidos periféricos e diminuir a oxidação lipídica (uso da energia vindo das gorduras) de corpo inteiro em 73%😲.

Outras observações segundo estudos:

🍺Beber antes de comer levou aumento do consumo de energia em 20%, uma maior duração da refeição e a saciedade demorou mais para chegar.

🍺Obesos quando comparados a magros, armazenam bem mais as calorias, contribuindo para o ganho de peso.

🍺Dormir menos de 6 horas por noite está associado a uma maior ingestão de álcool e excesso de peso corporal em adultos.

⚠️Bebedores crônicos tendem a substituir alimentos por álcool e esse padrão de consumo pode representar a principal causa para a desnutrição, visto que o álcool é conhecido por ter “calorias vazias” pois tem um alto valor energético (1 grama de álcool contém 7Kcl), porém uma baixa fonte de nutrientes. Juntando o alto valor energético e o alto consumo de etanol por esses bebedores crônicos, ocorrem desvios metabólicos para priorizar a desintoxicação do etanol, levando a perda energética significativa, causando a desnutrição.
Referências:
O metabolismo do etanol e a intoxicação aguda pelo álcool, cap 9. Biomoléculas e metabolismo celular; The American journal of clinical nutrition, v. 77, n. 5, p. 1312-1317, 2003; Critical reviews in clinical laboratory sciences, v. 42, n. 3, p. 97-227, 2005; Archives of Clinical Psychiatry (SP), v. 35, p. 21-24, 2008; Scire Salutis, v. 7, n. 2, p. 1-9, 2017.

Chá Detox pós Consumo de Bebidas Alcoolicas – Clica Aqui!

Sabiam de tudo isso?

Bjo💋
Nutri Ana

Instagram: @anagluck

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

CHLORELLA – Como não amar?

Bom dia! 🔅 Adoro e utilizo de temos em tempos, principalmente pela sua alta concentração…

Gordura abdominal x Álcool x Testosterona

Bom dia!🔅 Aiaiaai, sei que esse post não vai agradar muito, mas verdade seja dita……

Purê de Grão-de-Bico ao Curry

Bom dia!🌻 Bora para MAIS uma receita MARA 🙌😋 600g de cenoura 1 unidade de…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp