Você conhece a Batata Yacon?

download

A yacon é uma raiz tuberosa, oriunda da região Andina, que tem sido considerada em alguns países como alimento funcional em decorrência de seu conteúdo de fibras alimentares solúveis e prebióticos – assim como a sua baixa digestibilidade pelas enzimas do trato gastrointestinal humano, estímulo seletivo do crescimento e atividade de bactérias intestinais promotoras da saúde.

O conteúdo de proteínas e lipídios é baixo e o mineral mais abundante é o potássio (230mg/100g de yacon). O conteúdo do carboidrato inulina (um adoçante natural de baixa caloria) na batata yacon é grande, conferindo à mesma um sabor de pera ou melão.

A inulina (1 kcal/g) tem um conteúdo calórico menor do que o dos outros carboidratos (4 kcal/g), já que são menos digeridos devido ao tipo de ligação química do composto. Por isto, este tipo de batata vem sendo utilizada com pesquisas em diabéticos já que seu consumo parece não aumentar a quantidade de açúcar no sangue.
A menor digestão faz também, com que a inulina chegue quase que integralmente no intestino grosso onde é fermentada pelas bactérias ali presentes. Os ácidos produzidos durante a fermentação são fundamentais para a saúde do cólon e do corpo como um todo.
A yacon também melhora a absorção de cálcio de outros alimentos, como os vegetais. Para tanto, a mesma deve ser consumida na quantidade aproximada de 100g, antes do almoço e do jantar.
A forma de consumo da batata yacon é crua, como fruta, ao contrário de outros tipos de túbérculos como batata doce e batata inglesa, que são geralmente apresentadas cozidos, assados ou fritos.

A dica é comer em fatias na forma de salada temperadinha…humm fica uma delícia!!!

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Intolerância à lactose – Sinais e Sintomas

Bom dia🌻 Você sabia que a lactase (enzima que digere a lactose) está diminuída em…

Creme de Papaia e Sementes (para intestino preso)

Bom dia!🌻 Hoje a receita é um creme delicioso de papaia com sementes de linhaça…

Cravo – Adoçante Natural

Bom dia! 🔅 O cravo tem um sabor quente, doce e aromático, que evoca os…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp