Aveia – um Super Alimento

Bom dia!🌻

Muitas vezes incluímos alguns alimentos em nossas refeições diárias por ouvir falar que são saudáveis e que trarão benefícios à nossa saúde.

Um exemplo clássico é a AVEIA 👉 Cereal de alta qualidade nutricional com efeitos fisiológicos importantes no organismo, principalmente pela presença de beta-glucana em sua composição, um tipo de fibra solúvel. Dentre seus benefícios destaco:

  • Aumento da saciedade;
  • Ação hipocolesterolêmica e hipoglicemiante;
  • Aumento da concentração de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), favorecendo o bom funcionamento intestinal além de ser um fator de proteção para câncer de cólon;
  • É fonte de triptofano, vitamina B6 e magnésio, precursores de serotonina, neurotransmissor responsável por sensação de bem estar e controle do humor ☺️;
  • Em flocos, farelo ou farinha e seu consumo frequente traz inúmeros benefícios à saúde, por ser rica em fibras, o seu carboidrato é liberado de forma mais lenta no organismo, sendo como auxílio no funcionamento intestinal, pois retarda os esvaziamento gástrico, dando mais saciedade;
  • Inclusive, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia, a aveia é capaz de normalizar o pH da pele, atuando como um calmante e ajudando a aliviar a irritação e a coceira!

—–> Como consumir? Em frutas, sucos, shakes, vitaminas, panquecas, mingau, tortas, pães ou através do “leite” de Aveia ;)

—-> Farelo, flocos ou farinha de aveia? Qual a melhor opção? O farelo de aveia tem maior concentração de beta-glucana. Por este motivo, ele seria minha primeira opção, seguido do flocos e por último a farinha.

—–> Quanto consumir? Procure um nutricionista funcional para ajustes individuais, porém alguns estudos já demonstram efeito positivo na ingestão de 20 gramas de aveia in natura (2 colheres de sopa ao dia) na redução de doenças cardiovasculares🙌❤️️

Segue uma receitinha prática e saborosa  de PANQUECA DE AVEIA:

  • 1 ovo;
  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia
  • 1 colher de café de fermento em pó

Misture bem todos os ingredientes . Coloque um fio de azeite em uma frigideira e retire o excesso com guardanapo. Despeje a massa e deixe em fogo baixo por 2 minutos. Acrescente recheios salgados ou doces de sua preferência e deixe no fogo até que esteja cozida, e pronto!! ;) Enjoy!!

⚠️Obs.: Celíacos devem procurar por aveias sem glúten descrito nas embalagens. Não costumo retirar aveia dos hipersensíveis ao glúten, a aveia não é fonte de glúten, ela é apenas contaminada na produção.

 

https://nutrianapaula.com.br/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Esportiva Funcional em Foz.

Instagram: @anagluck

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

CHLORELLA – Como não amar?

Bom dia! 🔅 Adoro e utilizo de temos em tempos, principalmente pela sua alta concentração…

Gordura abdominal x Álcool x Testosterona

Bom dia!🔅 Aiaiaai, sei que esse post não vai agradar muito, mas verdade seja dita……

Purê de Grão-de-Bico ao Curry

Bom dia!🌻 Bora para MAIS uma receita MARA 🙌😋 600g de cenoura 1 unidade de…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp