ALGAS COMESTÍVEIS – Usos e propriedades

 

Oieee!!algas nutri anapaula

Vocês sabiam que existem mais de 30mil espécies de algas, de água doce e salgada? Que além do seu baixo teor calórico, elas são ricas em minerais (como cálcio, sódio, magnésio, potássio, iodo, ferro e zinco), vitaminas (em especial betacaroteno e vitaminas do complexo B), proteínas e fibras? Pois é… e então nutri, como usar elas?

Primeiro vamos conhecer um pouco desse mundo:

As algas são divididas em Quatro grupos: chlorophyceas ou verdes, phaeophyceas ou marrons, rhodophyceas ou vermelhas e cyanophyceas ou azuis-esverdeadas. Neste último estão os organismos mais antigos conhecidos, de estrutura unicelular como a clorela e a espirulina, que são de água doce.

Usos terapêuticos e Propriedades:

  • As marinhas são mais ricas em minerais e dos rios (as de água doce) mais ricas em proteínas.
  • Capacidade de limpar o corpo de toxinas: alginatos (polissacarídeos encontrados em abundância nas algas marrons como kombu, hijiki, arame e wakame) se fundem com metais tóxicos presentes nos intestinos tornando-os não digeríveis e causando a eliminação dos mesmos, mesmo depositados nos tecidos.
  • Associam-se fortemente ao estrôncio, bário, cádmio e rádio, fracamente com o chumbo.
  • Efeito antiinflamatório: em diversos tecidos e situações. este efeito está relacionado a uma substância ligada ao iodo, pois o efeito é proporcional à quantidade de iodo da alga.
  • Efeito nas gorduras: diminuição dos triglicérides, ativação da lipase lipoprotéica, que hidrolisa os triglicérides, liberando os ácidos graxos para serem absorvidos pelas células.
  • Efeito diurético: O mecanismo de ação é por diurese osmótica causada por manitol e aumento da volemia, conseqüente aos alginatos. Por isto, esta alga tem bons resultados em edema causado por hipoproteinemia.
  • Efeito hipotensor: O princípio ativo responsável por este efeito é a lamínina e o mecanismo de ação, desconhecido. Alginatos atuam como substâncias osmoticamente ativas nos vasos, puxando água do interstício e aumentando a volemia Em casos de hipovolemia, e até choque, esta substância foi usada em situações emergenciais, com resultado satisfatório.

E o Agar Agar nutri?

O Agar Agar é utilizado para proteger a parede do estômago da ação de substâncias químicas. Polissacarídeo hidrocolóide extraído de algas vermelhas das espécies gracilaria, euchema e gelicium, utilizado como geleificante e como meio de cultura.

  • No intestino, o aumento de volume do bolo fecal devido a sua presença, estimula e aumenta a motilidade, o que o torna um laxante mecânico capaz de regular a função intestinal e também aumenta a saciedade e reduz a fome (cuidado em não utilizá-lo com este fim de forma exagerada, privando o organismo de nutrientes importantes), uma vez que a fração carboidrato não é digerida.
  • Para acidez gástrica, regulariza o intestino, melhora o aspecto dos cabelos, fortifica unhas e ossos e combate à obesidade, pois aumenta a saciedade.

E como utilizar nas preparações?

  • Cozidas, cruas, adicionadas a pães, bolos, tortas, cereais cozidos, pastas ou no chá.
  • De forma geral, são compradas secas, devendo, antes do preparo, ser deixadas de molho, com exceção da hijiki.
  • A kombu é usada como base de sopas, em conservas ou cozida no feijão. A wakame é usada em sopas ralas como missoshiro e em saladas.
  • A hijiki e a arame são refogadas com grãos (arroz, cevadinha, trigo em grão) ou legumes e também em saladas.
  • O agar agar ou kanten é encontrado na forma de pós ou tabletes. Em pó pode ser incorporado a sucos, sopas, no preparo de gelatinas caseiras, para dar consistência a recheios de tortas, geléias. Kanten é a forma de agar agar em tabletes.
  • A nori é usada no preparo de sushi. Como possuem alto teor de iodo, podem agravar as crises de acne.

https://nutrianapaula.com.br/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Esportiva Funcional em Foz

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Intolerância à lactose – Sinais e Sintomas

Bom dia🌻 Você sabia que a lactase (enzima que digere a lactose) está diminuída em…

Creme de Papaia e Sementes (para intestino preso)

Bom dia!🌻 Hoje a receita é um creme delicioso de papaia com sementes de linhaça…

Cravo – Adoçante Natural

Bom dia! 🔅 O cravo tem um sabor quente, doce e aromático, que evoca os…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp