Alecrim – qual aplicação e como usar?

nutricionista desportiva foz

Bom diaaaa!!!

Seguindo a linha do post anterior sobre FITOTERAPIA, hoje quero dividir com vocês todas as propriedades do Alecrim, essa especiaria, que vai muito além do uso como tempero. Sempre usei muito o alecrim nos planos alimentares para problemas digestivos, que prescrevo na forma de chá ou tinturas, mas existem muitas outras aplicações do Alecrim. 

As informações abaixo servem como incentivo à vocês buscarem formas alternativas de tratamento e abrir a curiosidade sobre esse mundo, mas sempre fazendo uso de forma orientada por profissional capacitado na área, porque por mais que seja natural, a diferença entre o remédio e o veneno é a DOSE. Também não são todas as pessoas indicadas para o uso dessa especiaria, assim como várias outras que irei postar aqui no blog. O Alecrim por exemplo é contra-indicado para hipertensos, já que aumenta DOPAMINA (neurotransmissor adrenérgico) podendo levar à quadros hipertensivos e desequilibrar o organismo, só para citar um exemplo. Bora lá conhecer o ALECRIM!!!

ALECRIM – ROSMARINUS OFFICINALIS

Energia: quente, dispersante.

Parte utilizada: folhas e flores

Planta aromática / antisséptica, carminativa, nervina (reduz desordens de origem nervosa) / analgésica, estimula a circulação, diaforética (aumenta a transpiração e liberta os resíduos através da pele), reguladora do sangue, diurético, alivia dores, gastroprotetor, hepatoprotetor e cardioprotetor.

Usada para: flatulência, sensação de distensão e pequenas desordens do foro gastro-intestinal e biliar; tratamento complementar de problemas reumáticos. Espasmolítico das vias biliares e intestino delgado, inotrópico de forma positiva, aumenta o fornecimento de sangue às coronárias. As folhas do alecrim são recomendadas no estímulo à circulação. Também auxiliam na digestão de gorduras e no combate à dor de cabeça associada com tensão nervosa e enxaqueca. É reconhecido como excelente tônico geral, antigripal, antiasmático. Sintomas de gripe, febre ou congestões, como obstipação e TPM. A ação terapêutica da regulação do sangue ajuda em casos de problemas de circulação – tais como irregularidade ou mal-estar menstrual, anemia, fraqueza, constipações. Esta ação promove a cicatrização, previne as infecções e elimina resultados de contusões. Também combate vômitos. Auxilia nos estados de depressão. Combate a icterícia, sedativo, fortalece a memória. Anti tumor.

O alecrim deve ser inserido na alimentação dos passivos, tímidos, e nas pessoas que tem um constante desgaste de energia.

O alecrim fresco, misturado às massas caseiras de pão, dá um gosto saboroso e exótico a massa, além de deixar o pão digestivo e energético. É também usado misturado nas manteigas e patês.

Chá estimulante e digestivo: despeje 1 xícara (chá) de água fervente sobre 1 colher (sopa) de folhas de alecrim picadas. Tampe e deixe amornar por 5 min., pelo menos. Tome 3 xícaras ao dia.

Contra-indicações: As preparações de Alecrim não devem ser tomadas durante a gravidez.

Conserva de alecrim para saladas: Em vidro esterilizado, coloque um galho de alecrim fresco, manjericão, alguns grãos de coentro e um grão de pimenta da Jamaica. Coloque ¼ de vinagre de maçã, água filtrada e sal. Deixe macerar durante 8 dias. Usado como tempero junto com azeite. ;)

https://nutrianapaula.com.br/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Funcional, Esportiva e Especializanda em Fitoterapia em Foz do Iguaçu.

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Intolerância à lactose – Sinais e Sintomas

Bom dia🌻 Você sabia que a lactase (enzima que digere a lactose) está diminuída em…

Creme de Papaia e Sementes (para intestino preso)

Bom dia!🌻 Hoje a receita é um creme delicioso de papaia com sementes de linhaça…

Cravo – Adoçante Natural

Bom dia! 🔅 O cravo tem um sabor quente, doce e aromático, que evoca os…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp