Quem se identifica com essa frase?
De 10 pacientes que eu atendo, 8 me citam essas frases “Só tenho fome à noite” “minha fome é a noite” “não como muito durante o dia, não tenho fome pela manhã”. Pois bem, se você sente mais fome à noite isso pode ser um sinal de que você está ingerindo quantidades insuficientes de macronutrientes, como carboidratos, proteínas gorduras durante o dia.
Equilibrar a quantidade desses nutrientes ao longo do dia diminui a vontade de comer a noite. Um dos outros motivos para o aumento da fome pode ser o cansaço, quando estamos cansados nossos níveis de serotonina diminuem e para manter sua produção em dia é preciso também ingerir vitaminas do complexo B, encontrados nos grãos integrais, folhas escuras e nozes.
Outro nutriente fundamental para sua produção é o triptofano, aminoácido encontrado no leite e derivados, carnes e cereais integrais. Enfim é preciso comer bem durante o dia para não colocar tudo a perder à noite.
Lembrando que comer muito à noite, dificulta o início do sono, sobrecarrega sistema digestório e aumenta gordura abdominal (já que à noite reduzimos nosso metabolismo basal).
Cada indivíduo é único, é através da anamnese que podemos identificar que tipo de fome você tem, as causas e assim propor a melhor conduta para a restauração do equilíbrio do seu maior patrimônio: seu corpo! 😉
Ana Paula Gluck Karam – Nutricionista Funcional e Esportiva em Foz
Deixe um comentário Cancelar resposta